Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11811 |
Resumo: | Os debates sobre práticas de ensino e aprendizagem em ciências têm sido direcionados, fundamentalmente, na formação de professores para a área de ciências da natureza. Mas, ao considerar a singularidade da formação de professores para a educação do/no campo, é fulcral ampliar os horizontes desse debate compreendendo que as dimensões da ciência envolvem os sujeitos, seus territórios e as múltiplas interações que ali ocorrem. Nessa perspectiva, o presente trabalho discute a situação atual das políticas públicas acessadas pelas famílias assentadas da reforma agrária, bem como indígenas, a organização e gestão da produção de alimentos nesses espaços do estado de Mato Grosso do Sul e a vinculação desses fatores com a educação do campo. A pesquisa ocorreu em dois momentos distintos, porém conectados, relacionados com a própria organização do curso de Licenciatura em Educação do Campo. No tempo universidade foram adotadas como estratégias metodológicas: oficinas de diálogos sobre a dinâmica socioambiental das reservas indígenas e assentamentos alvo da pesquisa, e a utilização de questionário online na Plataforma Google forms, aplicado em tempo real. No tempo comunidade, utilizou-se de Pesquisa/Intervenção na comunidade através de entrevistas realizadas pelos estudantes com os assentados, representantes indígenas e lideranças de associações produtivas. Através da realização da pesquisa foi possível vislumbrar a importância de incluir as dimensões socioambientais e produtivas às práticas de ensino na formação de professores, bem como nas escolas de educação básica, visto que ensinar é, antes de tudo, ter a capacidade de relacionar as práticas de vida dos educandos ao processo de aprendizagem. |
id |
UFFS-2_10a01c34d9278eaf1c378a259fcd7e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11811 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campoOs debates sobre práticas de ensino e aprendizagem em ciências têm sido direcionados, fundamentalmente, na formação de professores para a área de ciências da natureza. Mas, ao considerar a singularidade da formação de professores para a educação do/no campo, é fulcral ampliar os horizontes desse debate compreendendo que as dimensões da ciência envolvem os sujeitos, seus territórios e as múltiplas interações que ali ocorrem. Nessa perspectiva, o presente trabalho discute a situação atual das políticas públicas acessadas pelas famílias assentadas da reforma agrária, bem como indígenas, a organização e gestão da produção de alimentos nesses espaços do estado de Mato Grosso do Sul e a vinculação desses fatores com a educação do campo. A pesquisa ocorreu em dois momentos distintos, porém conectados, relacionados com a própria organização do curso de Licenciatura em Educação do Campo. No tempo universidade foram adotadas como estratégias metodológicas: oficinas de diálogos sobre a dinâmica socioambiental das reservas indígenas e assentamentos alvo da pesquisa, e a utilização de questionário online na Plataforma Google forms, aplicado em tempo real. No tempo comunidade, utilizou-se de Pesquisa/Intervenção na comunidade através de entrevistas realizadas pelos estudantes com os assentados, representantes indígenas e lideranças de associações produtivas. Através da realização da pesquisa foi possível vislumbrar a importância de incluir as dimensões socioambientais e produtivas às práticas de ensino na formação de professores, bem como nas escolas de educação básica, visto que ensinar é, antes de tudo, ter a capacidade de relacionar as práticas de vida dos educandos ao processo de aprendizagem.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1181110.36661/2595-4520.2020v3i4.11811Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 124-1482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11811/7539Copyright (c) 2020 Andréia Sangalli, Jeanne Mariel Brito de Moura Macielhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSangalli, AndréiaBrito de Moura Maciel, Jeanne Mariel2021-07-13T05:22:54Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11811Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:54Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo |
title |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo |
spellingShingle |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo Sangalli, Andréia |
title_short |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo |
title_full |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo |
title_fullStr |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo |
title_sort |
Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo |
author |
Sangalli, Andréia |
author_facet |
Sangalli, Andréia Brito de Moura Maciel, Jeanne Mariel |
author_role |
author |
author2 |
Brito de Moura Maciel, Jeanne Mariel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sangalli, Andréia Brito de Moura Maciel, Jeanne Mariel |
description |
Os debates sobre práticas de ensino e aprendizagem em ciências têm sido direcionados, fundamentalmente, na formação de professores para a área de ciências da natureza. Mas, ao considerar a singularidade da formação de professores para a educação do/no campo, é fulcral ampliar os horizontes desse debate compreendendo que as dimensões da ciência envolvem os sujeitos, seus territórios e as múltiplas interações que ali ocorrem. Nessa perspectiva, o presente trabalho discute a situação atual das políticas públicas acessadas pelas famílias assentadas da reforma agrária, bem como indígenas, a organização e gestão da produção de alimentos nesses espaços do estado de Mato Grosso do Sul e a vinculação desses fatores com a educação do campo. A pesquisa ocorreu em dois momentos distintos, porém conectados, relacionados com a própria organização do curso de Licenciatura em Educação do Campo. No tempo universidade foram adotadas como estratégias metodológicas: oficinas de diálogos sobre a dinâmica socioambiental das reservas indígenas e assentamentos alvo da pesquisa, e a utilização de questionário online na Plataforma Google forms, aplicado em tempo real. No tempo comunidade, utilizou-se de Pesquisa/Intervenção na comunidade através de entrevistas realizadas pelos estudantes com os assentados, representantes indígenas e lideranças de associações produtivas. Através da realização da pesquisa foi possível vislumbrar a importância de incluir as dimensões socioambientais e produtivas às práticas de ensino na formação de professores, bem como nas escolas de educação básica, visto que ensinar é, antes de tudo, ter a capacidade de relacionar as práticas de vida dos educandos ao processo de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11811 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11811 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11811 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11811/7539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Andréia Sangalli, Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Andréia Sangalli, Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 124-148 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612830851072 |