Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383 |
Resumo: | O ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma. |
id |
UFFS-2_7712c5df31233eea85d12a6bd9cef75a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11383 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da NaturezaO ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1138310.36661/2595-4520.2020v3i2.11383Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 509-520Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 2 (2020): Insignare Scientia Journal; 509-5202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383/7499Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Valehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Ricardo Ferreira2024-08-01T12:03:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11383Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza |
title |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza |
spellingShingle |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza Vale, Ricardo Ferreira |
title_short |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza |
title_full |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza |
title_fullStr |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza |
title_full_unstemmed |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza |
title_sort |
Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza |
author |
Vale, Ricardo Ferreira |
author_facet |
Vale, Ricardo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Ricardo Ferreira |
description |
O ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11383 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383/7499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Vale http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Vale http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 509-520 Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 2 (2020): Insignare Scientia Journal; 509-520 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704927808880640 |