Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Ricardo Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383
Resumo: O ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais.  A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma.
id UFFS-2_7712c5df31233eea85d12a6bd9cef75a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11383
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da NaturezaO ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais.  A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1138310.36661/2595-4520.2020v3i2.11383Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 509-520Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 2 (2020): Insignare Scientia Journal; 509-5202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383/7499Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Valehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Ricardo Ferreira2024-08-01T12:03:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11383Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
title Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
spellingShingle Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
Vale, Ricardo Ferreira
title_short Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
title_full Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
title_fullStr Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
title_sort Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza
author Vale, Ricardo Ferreira
author_facet Vale, Ricardo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Ricardo Ferreira
description O ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais.  A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11383
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383/7499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Vale
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Vale
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 509-520
Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 2 (2020): Insignare Scientia Journal; 509-520
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704927808880640