Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corioni, Ana Laura Ortolan
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Herber, Jane, de Vargas, Vanessa Brandão, Oliveira, Eniz Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989
Resumo: A formação de professores no Curso Normal visa habilitar profissionais éticos, pesquisadores e reflexivos, combinando aulas teóricas e práticas no ambiente de atuação do docente. Diante da lacuna observada, na área das Ciências da Natureza, quando se trata de objetos de conhecimento da Física e da Química na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se imprescindível aprimorar a formação de professores do Curso Normal, tendo em vista que tais profissionais atuarão com os alunos das referidas etapas. Nesse sentido, o presente artigo busca socializar experiências realizadas no componente curricular Didática das Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Normal de uma escola pública. Os alunos foram desafiados a organizarem experimentos para abordar conceitos das Ciências da Natureza na Educação Infantil, em formato de “Feirinha de Ciências”, online, visualizando formas de explorar Física e Química com as crianças. Como resultado, foram desenvolvidos vídeos com os experimentos e planos de aula abordando os conceitos em questão.
id UFFS-2_88dca07ff1010562455bdc5bed554861
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12989
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso NormalPosibilidades para la enseñanza de las ciencias de la naturaleza en la educación infantil: una experiencia vivida en el Curso NormalPossibilities for teaching Nature Sciences in early Childhood Education: an experience lived in the Normal CourseA formação de professores no Curso Normal visa habilitar profissionais éticos, pesquisadores e reflexivos, combinando aulas teóricas e práticas no ambiente de atuação do docente. Diante da lacuna observada, na área das Ciências da Natureza, quando se trata de objetos de conhecimento da Física e da Química na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se imprescindível aprimorar a formação de professores do Curso Normal, tendo em vista que tais profissionais atuarão com os alunos das referidas etapas. Nesse sentido, o presente artigo busca socializar experiências realizadas no componente curricular Didática das Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Normal de uma escola pública. Os alunos foram desafiados a organizarem experimentos para abordar conceitos das Ciências da Natureza na Educação Infantil, em formato de “Feirinha de Ciências”, online, visualizando formas de explorar Física e Química com as crianças. Como resultado, foram desenvolvidos vídeos com os experimentos e planos de aula abordando os conceitos em questão.The training of teachers in the Normal Course aims to enable ethical, researchers and reflective professionals, combining theoretical and practical classes in the teaching environment. Given the gap observed, in the area of ​​Natural Sciences, when it comes to objects of knowledge in Physics and Chemistry in Kindergarten and Early Years of Elementary School, it is considered essential to improve the training of teachers in the Normal Course, bearing in mind that these professionals will work with students of those stages. In this sense, this article seeks to socialize experiences carried out in the Didactics of Natural Sciences curricular component, based on activities developed with students from a second-year class of the Normal Course of a public school. Students were challenged to organize experiments to address concepts of Nature Science in Kindergarten, in the format of "Science Fair", online, viewing ways to explore Physics and Chemistry with children. As a result, videos were developed with the experiments and lesson plans addressing the concepts in question.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1298910.36661/2595-4520.2022v5n2.12989Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 39-542595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989/8485Copyright (c) 2022 Ana Laura Ortolan Corioni, Jane Herber, Vanessa Brandão de Vargas, Eniz Conceição Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorioni, Ana Laura OrtolanHerber, Janede Vargas, Vanessa BrandãoOliveira, Eniz Conceição2022-07-25T11:33:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12989Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:33:45Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
Posibilidades para la enseñanza de las ciencias de la naturaleza en la educación infantil: una experiencia vivida en el Curso Normal
Possibilities for teaching Nature Sciences in early Childhood Education: an experience lived in the Normal Course
title Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
spellingShingle Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
Corioni, Ana Laura Ortolan
title_short Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
title_full Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
title_fullStr Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
title_full_unstemmed Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
title_sort Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
author Corioni, Ana Laura Ortolan
author_facet Corioni, Ana Laura Ortolan
Herber, Jane
de Vargas, Vanessa Brandão
Oliveira, Eniz Conceição
author_role author
author2 Herber, Jane
de Vargas, Vanessa Brandão
Oliveira, Eniz Conceição
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corioni, Ana Laura Ortolan
Herber, Jane
de Vargas, Vanessa Brandão
Oliveira, Eniz Conceição
description A formação de professores no Curso Normal visa habilitar profissionais éticos, pesquisadores e reflexivos, combinando aulas teóricas e práticas no ambiente de atuação do docente. Diante da lacuna observada, na área das Ciências da Natureza, quando se trata de objetos de conhecimento da Física e da Química na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se imprescindível aprimorar a formação de professores do Curso Normal, tendo em vista que tais profissionais atuarão com os alunos das referidas etapas. Nesse sentido, o presente artigo busca socializar experiências realizadas no componente curricular Didática das Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Normal de uma escola pública. Os alunos foram desafiados a organizarem experimentos para abordar conceitos das Ciências da Natureza na Educação Infantil, em formato de “Feirinha de Ciências”, online, visualizando formas de explorar Física e Química com as crianças. Como resultado, foram desenvolvidos vídeos com os experimentos e planos de aula abordando os conceitos em questão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12989
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989/8485
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 39-54
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613766180864