La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Eduarda Boing
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: França, Igor Vinícius de, Faria, Fernanda Luiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600
Resumo: Paira sobre o estágio supervisionado a expectativa de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e de entender como tais conhecimentos reverberam na prática. No contexto dos cursos de licenciatura, o estágio costuma ser um dos primeiros momentos de troca ativa entre licenciando(a)s e escolas. Assim, este trabalho apresenta um relato sobre a criação de um site e de um canal no YouTube tendo em vista a divulgação científica dentro e fora do Instituto Federal de Santa Catarina, escola-campo da disciplina de Estágio III de licenciando(a)s em Química da UFSC - Campus Blumenau em 2020, no contexto de pandemia. A concretização de ferramentas de divulgação científica mobilizou muitos estudos e aprendizados, sobretudo com as pesquisas para a contextualização de conceitos químicos e com o aprimoramento das linguagens para que estivessem acessíveis ao público, as quais permanecem disponíveis online e podem ainda ser aproveitadas em contextos educativos presenciais ou em programas de Ensino à Distância.
id UFFS-2_c62f020ca4a1c0f4ae98816d543cadbf
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13600
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisadaScientific dissemination within the scope of Science Teaching: supervised internship practicesDivulgação Científica no âmbito do Ensino de Ciências: práticas de estágio supervisionadoPaira sobre o estágio supervisionado a expectativa de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e de entender como tais conhecimentos reverberam na prática. No contexto dos cursos de licenciatura, o estágio costuma ser um dos primeiros momentos de troca ativa entre licenciando(a)s e escolas. Assim, este trabalho apresenta um relato sobre a criação de um site e de um canal no YouTube tendo em vista a divulgação científica dentro e fora do Instituto Federal de Santa Catarina, escola-campo da disciplina de Estágio III de licenciando(a)s em Química da UFSC - Campus Blumenau em 2020, no contexto de pandemia. A concretização de ferramentas de divulgação científica mobilizou muitos estudos e aprendizados, sobretudo com as pesquisas para a contextualização de conceitos químicos e com o aprimoramento das linguagens para que estivessem acessíveis ao público, as quais permanecem disponíveis online e podem ainda ser aproveitadas em contextos educativos presenciais ou em programas de Ensino à Distância.There is an expectation about the supervised internship to put into practice much of the knowledge acquired during graduation and to understand how such knowledge reverberates in practice. In the context of undergraduate courses, the internship is usually one of the first moments of active exchange between graduates and schools. Thus, this work presents a report on the creation of a website and a channel on YouTube with a view to scientific dissemination inside and outside the Federal Institute of Santa Catarina, field school of the discipline of Internship III of licentiates in Chemistry at UFSC - Campus Blumenau in 2020, in the pandemic context. The implementation of scientific dissemination tools mobilized many studies and learning, especially with research to contextualize chemical concepts and with the improvement of languages ​​so that they were accessible to the public, which remain available online and can also be used in face-to-face educational contexts or in Distance Learning programs.La expectativa se cierne sobre la pasantía supervisada para poner en práctica gran parte del conocimiento adquirido durante la graduación y comprender cómo ese conocimiento repercute en la práctica. En el contexto de los cursos de pregrado, la pasantía suele ser uno de los primeros momentos de intercambio activo entre los graduandos y las escuelas. Por lo tanto, este trabajo presenta un informe sobre la creación de un sitio web y un canal en YouTube con miras a la divulgación científica dentro y fuera del Instituto Federal de Santa Catarina, escuela de campo de la disciplina de Pasantía Supervisada III de Licenciatura en Química en la UFSC - Campus Blumenau en 2020, en el contexto de la pandemia. La implementación de herramientas de divulgación científica movilizó muchos estudios y aprendizajes, especialmente con investigaciones para contextualizar conceptos químicos y con la mejora de lenguajes para que fueran accesibles al público, que siguen estando disponibles en línea y también pueden ser utilizados en forma presencial o en programas de Educación a Distancia.Universidade Federal da Fronteira Sul2024-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1360010.36661/2595-4520.2024v7n1.13600Revista Insignare Scientia; v. 7 n. 1 (2024): Revista Insignare Scientia; 563-575Revista Insignare Scientia; Vol 7 No 1 (2024): Insignare Scientia Journal; 563-5752595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600/9257https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600/9312Copyright (c) 2024 Eduarda Boing Pinheiro, Igor Vinicius de França, Fernanda Luiza de Fariahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Eduarda BoingFrança, Igor Vinícius deFaria, Fernanda Luiza de2024-08-01T11:58:35Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13600Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:58:35Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
Scientific dissemination within the scope of Science Teaching: supervised internship practices
Divulgação Científica no âmbito do Ensino de Ciências: práticas de estágio supervisionado
title La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
spellingShingle La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
Pinheiro, Eduarda Boing
title_short La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
title_full La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
title_fullStr La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
title_full_unstemmed La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
title_sort La divulgación científica en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias: prácticas de pasantía supervisada
author Pinheiro, Eduarda Boing
author_facet Pinheiro, Eduarda Boing
França, Igor Vinícius de
Faria, Fernanda Luiza de
author_role author
author2 França, Igor Vinícius de
Faria, Fernanda Luiza de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Eduarda Boing
França, Igor Vinícius de
Faria, Fernanda Luiza de
description Paira sobre o estágio supervisionado a expectativa de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e de entender como tais conhecimentos reverberam na prática. No contexto dos cursos de licenciatura, o estágio costuma ser um dos primeiros momentos de troca ativa entre licenciando(a)s e escolas. Assim, este trabalho apresenta um relato sobre a criação de um site e de um canal no YouTube tendo em vista a divulgação científica dentro e fora do Instituto Federal de Santa Catarina, escola-campo da disciplina de Estágio III de licenciando(a)s em Química da UFSC - Campus Blumenau em 2020, no contexto de pandemia. A concretização de ferramentas de divulgação científica mobilizou muitos estudos e aprendizados, sobretudo com as pesquisas para a contextualização de conceitos químicos e com o aprimoramento das linguagens para que estivessem acessíveis ao público, as quais permanecem disponíveis online e podem ainda ser aproveitadas em contextos educativos presenciais ou em programas de Ensino à Distância.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600
10.36661/2595-4520.2024v7n1.13600
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600/9257
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600/9312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Eduarda Boing Pinheiro, Igor Vinicius de França, Fernanda Luiza de Faria
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Eduarda Boing Pinheiro, Igor Vinicius de França, Fernanda Luiza de Faria
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 7 n. 1 (2024): Revista Insignare Scientia; 563-575
Revista Insignare Scientia; Vol 7 No 1 (2024): Insignare Scientia Journal; 563-575
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704930279325696