A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, José Renato Renato Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Evangelista, Jucieude de Lucena, Nunes, Albino Oliveira, Macedo, Luiz Carlos Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425
Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve exposição teórica sobre a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade-(CTS) na educação e propor a utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de ciências e geografia a partir de uma concepção CTS. Para tanto, realizamos em primeiro momento um breve relato sobre o desenvolvimento do movimento CTS no mundo destacando as suas concepções acerca da importância da C&T para sociedade bem como as implicações positivas e negativas para a sociedade. Depois traçamos um breve relato sobre o movimento CTS no Brasil e seus desdobramentos no ensino de Ciências. Por último, apresentamos a nossa proposta metodológica baseado na utilização do RPG como suporte para as discussões no ensino e aprendizagem de Ciências e Geografia sobre o enfoque CTS.
id UFFS-2_d26ebf207bc89d050d2e0c5ea713b620
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11425
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTSO presente artigo tem como objetivo realizar uma breve exposição teórica sobre a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade-(CTS) na educação e propor a utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de ciências e geografia a partir de uma concepção CTS. Para tanto, realizamos em primeiro momento um breve relato sobre o desenvolvimento do movimento CTS no mundo destacando as suas concepções acerca da importância da C&T para sociedade bem como as implicações positivas e negativas para a sociedade. Depois traçamos um breve relato sobre o movimento CTS no Brasil e seus desdobramentos no ensino de Ciências. Por último, apresentamos a nossa proposta metodológica baseado na utilização do RPG como suporte para as discussões no ensino e aprendizagem de Ciências e Geografia sobre o enfoque CTS.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1142510.36661/2595-4520.2020v3i5.11425Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 486-4992595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425/7614Copyright (c) 2020 José Renato Renato Pereira Brasil, Jucieude de Lucena Evangelista, Albino Oliveira Nunes, Luiz Carlos Aires Macedohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, José Renato Renato PereiraEvangelista, Jucieude de LucenaNunes, Albino OliveiraMacedo, Luiz Carlos Aires2021-07-13T05:21:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11425Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
title A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
spellingShingle A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
Brasil, José Renato Renato Pereira
title_short A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
title_full A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
title_fullStr A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
title_full_unstemmed A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
title_sort A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS
author Brasil, José Renato Renato Pereira
author_facet Brasil, José Renato Renato Pereira
Evangelista, Jucieude de Lucena
Nunes, Albino Oliveira
Macedo, Luiz Carlos Aires
author_role author
author2 Evangelista, Jucieude de Lucena
Nunes, Albino Oliveira
Macedo, Luiz Carlos Aires
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, José Renato Renato Pereira
Evangelista, Jucieude de Lucena
Nunes, Albino Oliveira
Macedo, Luiz Carlos Aires
description O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve exposição teórica sobre a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade-(CTS) na educação e propor a utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de ciências e geografia a partir de uma concepção CTS. Para tanto, realizamos em primeiro momento um breve relato sobre o desenvolvimento do movimento CTS no mundo destacando as suas concepções acerca da importância da C&T para sociedade bem como as implicações positivas e negativas para a sociedade. Depois traçamos um breve relato sobre o movimento CTS no Brasil e seus desdobramentos no ensino de Ciências. Por último, apresentamos a nossa proposta metodológica baseado na utilização do RPG como suporte para as discussões no ensino e aprendizagem de Ciências e Geografia sobre o enfoque CTS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425/7614
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 486-499
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612451266560