Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393 |
Resumo: | A formação para aprendizagem autônoma, pensamento crítico de investigativo são fundamentais para atender as demandas sociais na sociedade do conhecimento. De modo a contribuir com estas necessidades formativas, por meio de uma revisão sistemática de literatura, este estudo objetiva compreender como metodologias ativas estão sendo abordadas nas pesquisas acadêmicas no ensino de ciências e biologia. Verificou-se que, apesar da variedade de metodologias ativas existentes, poucas são utilizadas e introduzidas na prática escolar. Além disso, foi possível destacar diversos benefícios da utilização destas para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicam que, existe uma demanda latente na formação de professores para a utilização de metodologias ativas, assim como são necessário novos estudos que se dediquem a investigar e discutir possibilidades e abordagens para a inserção das metodologias ativas no contexto escolar e nas aulas de Ciências e Biologia. |
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Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última décadaA formação para aprendizagem autônoma, pensamento crítico de investigativo são fundamentais para atender as demandas sociais na sociedade do conhecimento. De modo a contribuir com estas necessidades formativas, por meio de uma revisão sistemática de literatura, este estudo objetiva compreender como metodologias ativas estão sendo abordadas nas pesquisas acadêmicas no ensino de ciências e biologia. Verificou-se que, apesar da variedade de metodologias ativas existentes, poucas são utilizadas e introduzidas na prática escolar. Além disso, foi possível destacar diversos benefícios da utilização destas para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicam que, existe uma demanda latente na formação de professores para a utilização de metodologias ativas, assim como são necessário novos estudos que se dediquem a investigar e discutir possibilidades e abordagens para a inserção das metodologias ativas no contexto escolar e nas aulas de Ciências e Biologia.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1239310.36661/2595-4520.2021v4i6.12393Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 417-4362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393/8218Copyright (c) 2021 Leoni Ventura Costa, Tiago Venturihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVentura Costa, LeoniVenturi, Tiago2021-10-09T06:00:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12393Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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