Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11821 |
Resumo: | As Licenciaturas em Educação do Campo foram pensadas e construídas com o intuito de atender a uma reivindicação dos trabalhadores rurais em que pese uma formação voltada especificamente aos educadores do e no referido contexto. Ante a essa perspectiva, o presente trabalho teve como foco analisar compreensões sobre formação de professores da área de Ciências da Natureza nas Licenciaturas em Educação do Campo, a partir das produções socializadas pela comunidade científica brasileira nos últimos dez anos (2009-2019). A pesquisa de cunho qualitativo, denominada de estado do conhecimento, foi submetida à Análise Textual Discursiva, da qual surgiram duas categorias finais: Desafios para o fortalecimento da formação docente em Educação do Campo em Ciências da Natureza e a Formação da identidade docente nas Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza. Dentre os resultados, destaca-se que, para a consolidação dessa formação docente, a organização curricular deve partir de uma relação dialógica entre os saberes populares advindos dos sujeitos do campo e os conhecimentos científicos, por meio da inter-relação entre o tempo universidade (TU) e o tempo comunidade (TC). No que diz respeito à formação da identidade docente, emergiu a importância dos processos investigativos que possibilitam discussões sociais e políticas. |
id |
UFFS-2_eedf793fd466c6ea2b3f1b61de6c0932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11821 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções CientíficasAs Licenciaturas em Educação do Campo foram pensadas e construídas com o intuito de atender a uma reivindicação dos trabalhadores rurais em que pese uma formação voltada especificamente aos educadores do e no referido contexto. Ante a essa perspectiva, o presente trabalho teve como foco analisar compreensões sobre formação de professores da área de Ciências da Natureza nas Licenciaturas em Educação do Campo, a partir das produções socializadas pela comunidade científica brasileira nos últimos dez anos (2009-2019). A pesquisa de cunho qualitativo, denominada de estado do conhecimento, foi submetida à Análise Textual Discursiva, da qual surgiram duas categorias finais: Desafios para o fortalecimento da formação docente em Educação do Campo em Ciências da Natureza e a Formação da identidade docente nas Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza. Dentre os resultados, destaca-se que, para a consolidação dessa formação docente, a organização curricular deve partir de uma relação dialógica entre os saberes populares advindos dos sujeitos do campo e os conhecimentos científicos, por meio da inter-relação entre o tempo universidade (TU) e o tempo comunidade (TC). No que diz respeito à formação da identidade docente, emergiu a importância dos processos investigativos que possibilitam discussões sociais e políticas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1182110.36661/2595-4520.2020v3i4.11821Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 303-3242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11821/7549Copyright (c) 2020 Viviane de Almeida Lima, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Viviane de AlmeidaRobaina, José Vicente Lima2021-07-13T05:22:41Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11821Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:41Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas |
title |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas |
spellingShingle |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas Lima, Viviane de Almeida |
title_short |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas |
title_full |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas |
title_fullStr |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas |
title_full_unstemmed |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas |
title_sort |
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas |
author |
Lima, Viviane de Almeida |
author_facet |
Lima, Viviane de Almeida Robaina, José Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, José Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Viviane de Almeida Robaina, José Vicente Lima |
description |
As Licenciaturas em Educação do Campo foram pensadas e construídas com o intuito de atender a uma reivindicação dos trabalhadores rurais em que pese uma formação voltada especificamente aos educadores do e no referido contexto. Ante a essa perspectiva, o presente trabalho teve como foco analisar compreensões sobre formação de professores da área de Ciências da Natureza nas Licenciaturas em Educação do Campo, a partir das produções socializadas pela comunidade científica brasileira nos últimos dez anos (2009-2019). A pesquisa de cunho qualitativo, denominada de estado do conhecimento, foi submetida à Análise Textual Discursiva, da qual surgiram duas categorias finais: Desafios para o fortalecimento da formação docente em Educação do Campo em Ciências da Natureza e a Formação da identidade docente nas Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza. Dentre os resultados, destaca-se que, para a consolidação dessa formação docente, a organização curricular deve partir de uma relação dialógica entre os saberes populares advindos dos sujeitos do campo e os conhecimentos científicos, por meio da inter-relação entre o tempo universidade (TU) e o tempo comunidade (TC). No que diz respeito à formação da identidade docente, emergiu a importância dos processos investigativos que possibilitam discussões sociais e políticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11821 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11821 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11821 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11821/7549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Viviane de Almeida Lima, José Vicente Lima Robaina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Viviane de Almeida Lima, José Vicente Lima Robaina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 303-324 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612849725440 |