Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes. |
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Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino MédioEste artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1106510.36661/2595-4520.2020v3i2.11065Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 349-3672595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065/7488Copyright (c) 2020 Maria do Socorro Silva Bezerra, Zulma Elizabete de Freitas Madrugahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Maria do Socorro SilvaMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2021-07-13T05:23:33Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11065Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:33Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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