Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Maria do Socorro Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065
Resumo: Este artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.
id UFFS-2_f5b53661dcaa36ba190bc36f6dbf15de
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11065
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino MédioEste artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1106510.36661/2595-4520.2020v3i2.11065Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 349-3672595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065/7488Copyright (c) 2020 Maria do Socorro Silva Bezerra, Zulma Elizabete de Freitas Madrugahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Maria do Socorro SilvaMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2021-07-13T05:23:33Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11065Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:33Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
title Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
spellingShingle Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
Bezerra, Maria do Socorro Silva
title_short Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
title_full Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
title_fullStr Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
title_full_unstemmed Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
title_sort Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
author Bezerra, Maria do Socorro Silva
author_facet Bezerra, Maria do Socorro Silva
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_role author
author2 Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Maria do Socorro Silva
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
description Este artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11065
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065/7488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria do Socorro Silva Bezerra, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria do Socorro Silva Bezerra, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 349-367
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612034981888