O bilinguismo no contexto histórico e atual nas Comunidades Kaingang: o papel do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barão, Viviane Kellen Vygte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3068
Resumo: O foco dessa pesquisa é evidenciar a questão do bilinguismo na escola indígena Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras, localizada no município de Nova Laranjeiras, no Estado Paraná, onde residem indígenas das etnias Kaingang e Guarani, com maior presença Kaingang. A pesquisa aborda as duas línguas dos educandos indígenas (o Kaingang como língua materna e o português como segunda língua) e a maneira como a primeira língua interfere na aprendizagem na segunda língua na obtenção de uma boa forma de educação, incluindo o papel da língua materna e sua importância para a própria identidade dos indígenas. No decorrer do trabalho, apresentamos questões que se iniciam no processo histórico do contato indígena com a sociedade ocidental, até chegar aos dias atuais com o papel do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, e a partir disso buscamos contextualizar as dificuldades no letramento e na aquisição na língua portuguesa apresentadas pelos alunos indígenas na atualidade, os quais são mais fluentes em sua primeira língua, a materna. Através da pesquisa, realizada com o uso da metodologia antropológica da etnografia, mais especificamente da observação participante, assim, foi possível discutir a questão das políticas educacionais indígenas e sua aplicabilidade em vigor desde a Constituição Brasileira de 1988. De acordo com os primeiros dados colhidos em entrevistas e coleta de dados nas legislações, pudemos chegar à conclusão de que, para que se promova o desenvolvimento de uma boa educação nas duas línguas faladas pelo indígena Kaingang, e, dessa forma, o aluno consiga uma boa aprendizagem na escola indígena, torna-se necessário que haja um educador bilíngue com metodologias de ensino específicas para o ensino bilíngue na escola indígena.
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No decorrer do trabalho, apresentamos questões que se iniciam no processo histórico do contato indígena com a sociedade ocidental, até chegar aos dias atuais com o papel do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, e a partir disso buscamos contextualizar as dificuldades no letramento e na aquisição na língua portuguesa apresentadas pelos alunos indígenas na atualidade, os quais são mais fluentes em sua primeira língua, a materna. Através da pesquisa, realizada com o uso da metodologia antropológica da etnografia, mais especificamente da observação participante, assim, foi possível discutir a questão das políticas educacionais indígenas e sua aplicabilidade em vigor desde a Constituição Brasileira de 1988. De acordo com os primeiros dados colhidos em entrevistas e coleta de dados nas legislações, pudemos chegar à conclusão de que, para que se promova o desenvolvimento de uma boa educação nas duas línguas faladas pelo indígena Kaingang, e, dessa forma, o aluno consiga uma boa aprendizagem na escola indígena, torna-se necessário que haja um educador bilíngue com metodologias de ensino específicas para o ensino bilíngue na escola indígena.The focus of this research is to highlight the issue of bilingualism in the Kaingang indigenous school of the Rio das Cobras Indigenous Land, located in the municipality of Nova Laranjeiras, in the State of Paraná, where the Kaingang and Guarani Indians live, with a greater Kaingang presence. The research deals with the two languages of indigenous learners (Kaingang as mother tongue and Portuguese as a second language) and how the first language interferes with second language learning in obtaining a good form of education, including the role of the mother tongue and its importance to the very identity of the Indians. In the course of this work, we present some questions that begin with the historical process of indigenous contact with Western society, to the present day with the role of the Colegio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, and from this we seek to contextualize the difficulties in literacy and acquisition in the Portuguese language presented by indigenous students today, who are more fluent in their first language, the mother tongue. Through the research, carried out using the anthropological methodology of ethnography, more specifically participant observation, it was possible to discuss the question of indigenous educational policies and their applicability in force since the Brazilian Constitution of 1988. According to the first data collected in interviews and data collection in the legislations, we could reach the conclusion that, in order to promote the development of a good education in the two languages spoken by the indigenous Kaingang, and, thus, the student achieve a good learning in the indigenous school. Thus, it is necessary to have a bilingual educator with specific teaching methodologies for bilingual education in the indigenous school.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-06-11T18:50:15Z No. of bitstreams: 1 BARÃO.pdf: 879932 bytes, checksum: a2d3872c6a6d0a5a4ea858cfcb633e54 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-29T19:37:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARÃO.pdf: 879932 bytes, checksum: a2d3872c6a6d0a5a4ea858cfcb633e54 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-29T19:37:20Z (GMT). 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