Políticas de/para a educação escolar indígena: estudantes indígenas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bombana, Iliane Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3022
Resumo: O presente trabalho tem como propósito fazer uma analise e reflexão sobre a possível relação das políticas educacionais afirmativas, no ingresso e permanência do aluno indígena nas licenciaturas no campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim – RS. tendo como principal sujeito os estudantes indígenas das licenciaturas ofertadas na instituição em questão. Procuro estudar o acesso e permanência adotando como campo de investigação a revisão bibliográfica e o questionário dos participantes do grupo focal. A partir desse contexto, alguns conceitos são importantes para nos ajudar a (re) pensar os diversos fatores relacionados com a temática em questão. Sendo eles Políticas públicas, Políticas Educacionais para Povos Indígenas e Políticas públicas afirmativas para o acesso de indígenas no ensino superior. Este texto está organizado em três capítulos, além da introdução e considerações finais. De forma que, no segundo capítulo, falo sobre políticas públicas, seguidas de implementação das mesmas, partindo do entendimento de diferentes autores, os quais possibilitam o embasamento teórico. O terceiro capítulo tem por finalidade discorrer sobre a política educacional brasileira e o seu contexto histórico. Ações afirmativas de acesso dos indígenas ao ensino superior, e expressar as primeiras aproximações à temática em questão, devido à complexidade que a mesma atribui, relacionando-a com elementos que nos ajudam a entender a concepção dos diferentes autores sobre as questões de currículo, inserção, permanência e evasão na UFFS – Campus Erechim – RS. O quarto capítulo diz respeito ao momento no qual eu proponho uma reflexão e análise com base no referencial teórico utilizado no decorrer deste trabalho, bem como de dados da análise da pesquisa focal. Por último, nas considerações finais, concluo o trabalho com alguns apontamentos sobre as reflexões que essa discussão me proporcionou, bem como, apontando caminhos para futuros estudos, já que a pesquisa não se encerra em si, e sim sempre surgem possibilidades para se iniciar um novo trabalho.
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Este texto está organizado em três capítulos, além da introdução e considerações finais. De forma que, no segundo capítulo, falo sobre políticas públicas, seguidas de implementação das mesmas, partindo do entendimento de diferentes autores, os quais possibilitam o embasamento teórico. O terceiro capítulo tem por finalidade discorrer sobre a política educacional brasileira e o seu contexto histórico. Ações afirmativas de acesso dos indígenas ao ensino superior, e expressar as primeiras aproximações à temática em questão, devido à complexidade que a mesma atribui, relacionando-a com elementos que nos ajudam a entender a concepção dos diferentes autores sobre as questões de currículo, inserção, permanência e evasão na UFFS – Campus Erechim – RS. O quarto capítulo diz respeito ao momento no qual eu proponho uma reflexão e análise com base no referencial teórico utilizado no decorrer deste trabalho, bem como de dados da análise da pesquisa focal. Por último, nas considerações finais, concluo o trabalho com alguns apontamentos sobre as reflexões que essa discussão me proporcionou, bem como, apontando caminhos para futuros estudos, já que a pesquisa não se encerra em si, e sim sempre surgem possibilidades para se iniciar um novo trabalho.The purpose of this study is to analyze and analyze the possible relationship between affirmative educational policies, the enrollment and permanence of the indigenous student in the undergraduate courses at the Federal University Fronteira Sul (UFFS) campus, Erechim - RS campus. having as main subject the indigenous students of the licenciaturas offered in the institution in question. I try to study access and permanence by adopting as a field of research the bibliographic review and the questionnaire of the focal group participants. From this context, some concepts are important to help us (re) think about the various factors related to the issue in question. These include Public Policies, Educational Policies for Indigenous Peoples, and Affirmative Public Policies for indigenous access to higher education. This text is organized in three chapters, in addition to the introduction and final considerations. So, in the second chapter, I talk about public policies, followed by their implementation, based on the understanding of different authors, which make possible the theoretical basis. The third chapter aims to discuss Brazilian educational policy and its historical context. Affirmative actions on indigenous access to higher education, and express the first approximations to the subject in question, due to the complexity it attributes, linking it with elements that help us understand the conception of the different authors on the issues of curriculum, insertion , permanence and evasion in UFFS - Campus Erechim - RS. The fourth chapter refers to the moment in which I propose a reflection and analysis based on the theoretical reference used in the course of this work, as well as data from the analysis of the focal research. Finally, in the concluding remarks, I conclude my work with some notes on the reflections that this discussion has given me, as well as, pointing out ways for future studies, since the research does not end in itself, but there are always possibilities for starting a new job.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-07-11T18:35:14Z No. of bitstreams: 1 BOMBANA.pdf: 1124446 bytes, checksum: a89bbd0bd837c5247363de9ec55da831 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-23T19:04:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOMBANA.pdf: 1124446 bytes, checksum: a89bbd0bd837c5247363de9ec55da831 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-23T19:04:48Z (GMT). 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