Respeitar e acolher na educação infantil: os bebês e seus direitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervinski, Pricila
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7739
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o respeito e acolhimento aos direitos dos bebês na Educação Infantil e como estas ações se revelam no cotidiano das instituições1 educacionais. Buscamos identificar por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, princípios e práticas para o acolhimento desenvolvidas nas ações cotidianas da creche a partir de documentações e registros pedagógicos de três bebês, na faixa etária de 3 meses a 1 ano, que frequentavam em turno integral uma instituição de Educação Infantil conveniada com o município de Erechim/RS. O objetivo deste estudo foi investigar como a ação pedagógica na Educação Infantil demonstra respeito e acolhimento aos bebês e seus direitos, conceituando criança, Educação Infantil, acolhimento e direitos das crianças. A análise dos dados produzidos, teve como base a perspectiva da Análise Textual Discursiva, criando três categorias de discussão: o inserimento dos bebês nas instituições, o cotidiano da Educação Infantil e o atendimento às necessidades de saúde e bem-estar dos bebês, como o sono e a alimentação. Os resultados revelam que o acolhimento, quando concebido como um método de trabalho, ocorre durante todo o ano letivo e toda a jornada diária das crianças na instituição. Desse modo, é crucial garantir o reconhecimento do acolhimento como um direito fundamental da criança, organizando espaços, tempos e materiais que possam atender as necessidades dos bebês em suas primeiras experiências nas instituições de Educação Infantil.
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O objetivo deste estudo foi investigar como a ação pedagógica na Educação Infantil demonstra respeito e acolhimento aos bebês e seus direitos, conceituando criança, Educação Infantil, acolhimento e direitos das crianças. A análise dos dados produzidos, teve como base a perspectiva da Análise Textual Discursiva, criando três categorias de discussão: o inserimento dos bebês nas instituições, o cotidiano da Educação Infantil e o atendimento às necessidades de saúde e bem-estar dos bebês, como o sono e a alimentação. Os resultados revelam que o acolhimento, quando concebido como um método de trabalho, ocorre durante todo o ano letivo e toda a jornada diária das crianças na instituição. Desse modo, é crucial garantir o reconhecimento do acolhimento como um direito fundamental da criança, organizando espaços, tempos e materiais que possam atender as necessidades dos bebês em suas primeiras experiências nas instituições de Educação Infantil.This paper presents a study on respect and welcoming of infants' rights in Early Childhood Education and how these actions manifest in daily practices within educational institutions. We aimed to identify, through a qualitative approach using bibliographical and documentary research procedures, principles and practices for welcoming implemented in daily actions at a daycare center. We focused on documentation and pedagogical records of three infants aged 3 months to 1 year attending full-time at an Early Childhood Education institution affiliated with the municipality of Erechim/RS, Brazil. The objective of this study was to investigate how pedagogical actions in Early Childhood Education demonstrate respect and welcoming towards infants and their rights, defining concepts such as child, Early Childhood Education, welcoming, and children's rights. Data analysis was conducted using Textual Discursive Analysis, resulting in three discussion categories: infants' integration into institutions, daily life in Early Childhood Education, and meeting infants' health and well-being needs, including sleep and nutrition. The findings reveal that welcoming, when conceived as a methodological approach, occurs throughout the academic year and every day of the children's journey in the institution. Therefore, it is crucial to ensure that welcoming is recognized as a fundamental right of the child, organizing spaces, time, and materials that can meet the infants' needs in their initial experiences in Early Childhood Education institutionsSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-19T15:32:37Z No. of bitstreams: 1 CERVINSKI.pdf: 20950855 bytes, checksum: 4ba10e9b5c0b2756b89246b75992b86a (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-15T20:11:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CERVINSKI.pdf: 20950855 bytes, checksum: 4ba10e9b5c0b2756b89246b75992b86a (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-15T20:11:12Z (GMT). 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