Custeio baseado em atividades para a tomada de decisões em instituições de ensino: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilibio, Amanda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1847
Resumo: A gestão de custos tornou-se imprescindível para as organizações, visto que é uma ferramenta na qual garante um eficiente gerenciamento quando se trata de apuração de custos. Acerca deste contexto, o custeio baseado em atividade (ABC) é um método que fornece informações precisas, na qual seu processo foca nas atividades da organização para analisar o comportamento dos custos. O ABC concentra-se nos gastos indiretos da organização, visando um controle mais efetivo para oferecer apoio às decisões a serem tomadas. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é demonstrar uma sequência de procedimentos de implementação do método de custeio baseado em atividades, aplicando-o um estudo de caso em uma Instituição de Ensino, com vistas a contribuir com a tomada de decisões. O objeto da pesquisa compreendeu uma Instituição de Ensino localizada em Chapecó, no estado de Santa Catarina – SC, na qual foi elaborado um roteiro com oito etapas para a aplicação do método de custeio baseado em atividades. Quanto à abordagem, a pesquisa é classificada como qualitativa; quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva. A presente pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, pois a pesquisa está concentrada somente em um único caso, da aplicação do método de custeio por atividades na Instituição de Ensino em questão. No que tange a técnica de coleta de dados, os instrumentos utilizados foram a observação e a análise de documentos internos da Instituição. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo de caso foi elaborado em três fases distintas: 1) Caracterização do objeto de estudo; 2) Aplicação do método de custeio por atividades, e 3) Resultados e informações para a gestão de custos. O estudo proporcionou analisar a origem dos custos de cada objeto de custo, através da aplicação do ABC. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) permitiu observar que os resultados identificados evidenciam que o objeto de custo com maior lucratividade é o curso de NR 18, com 54,53% de lucratividade, enquanto o objeto de custo com menor índice de lucratividade é os serviços de creche, com 10,49%. O resultado líquido total do exercício analisado apresenta uma lucratividade de 27,68%, é evidente que a Instituição deve implantar e aprimorar um sistema de custos com vistas a reduzi-los para ampliar seus resultados. Complementarmente, outras análises se tornaram possíveis e interessantes, como é o caso dos comparativos dos efeitos da ociosidade, identificando o resultado líquido com e sem a ociosidade, e também o efeito da inadimplência, que afeta 17,5% do resultado líquido. Neste sentido, afirma-se que a Instituição deve investir em estratégias para a redução destes fatores que impactam negativamente. Desta forma, nota-se que o método de custeio por atividades é viável em instituições de ensino, na qual apresentou informações de custos relevantes para contribuir com a tomada de decisão na Instituição estudada.
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O objeto da pesquisa compreendeu uma Instituição de Ensino localizada em Chapecó, no estado de Santa Catarina – SC, na qual foi elaborado um roteiro com oito etapas para a aplicação do método de custeio baseado em atividades. Quanto à abordagem, a pesquisa é classificada como qualitativa; quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva. A presente pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, pois a pesquisa está concentrada somente em um único caso, da aplicação do método de custeio por atividades na Instituição de Ensino em questão. No que tange a técnica de coleta de dados, os instrumentos utilizados foram a observação e a análise de documentos internos da Instituição. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo de caso foi elaborado em três fases distintas: 1) Caracterização do objeto de estudo; 2) Aplicação do método de custeio por atividades, e 3) Resultados e informações para a gestão de custos. O estudo proporcionou analisar a origem dos custos de cada objeto de custo, através da aplicação do ABC. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) permitiu observar que os resultados identificados evidenciam que o objeto de custo com maior lucratividade é o curso de NR 18, com 54,53% de lucratividade, enquanto o objeto de custo com menor índice de lucratividade é os serviços de creche, com 10,49%. O resultado líquido total do exercício analisado apresenta uma lucratividade de 27,68%, é evidente que a Instituição deve implantar e aprimorar um sistema de custos com vistas a reduzi-los para ampliar seus resultados. Complementarmente, outras análises se tornaram possíveis e interessantes, como é o caso dos comparativos dos efeitos da ociosidade, identificando o resultado líquido com e sem a ociosidade, e também o efeito da inadimplência, que afeta 17,5% do resultado líquido. Neste sentido, afirma-se que a Instituição deve investir em estratégias para a redução destes fatores que impactam negativamente. Desta forma, nota-se que o método de custeio por atividades é viável em instituições de ensino, na qual apresentou informações de custos relevantes para contribuir com a tomada de decisão na Instituição estudada.Cost management has become essential for organizations. It is a tool that guarantees efficient management when it comes to costing. In this context, activity-based costing (ABC) is a method that provides accurate information, due to the process focuses on the activities of the organization to analyze cost behavior. The ABC focuses on the organization's overhead which aims for more effective control to support decision making. Therefore, the objective of the present research is to demonstrate a sequence of procedures for implementing the activity-based costing method, applying a case study in an educational institution, in order to contribute to decision making. The object of the research was a Teaching Institution located in Chapecó, Santa Catarina State, Brazil, in which an eight - stage script was developed for the application of the activity - based costing method. Regarding the approach, the research is classified as qualitative; objectives, is characterized as exploratory and descriptive. The present research is characterized as a case study, due to the research is concentrated in only one case. The research seeks to deepen the knowledge in an area of specific case which is the application of the costing method by activities in the educational institution that was cited. Regarding the technique of data collection, the instruments used were the observation and analysis of internal documents of the institution. To reach the proposed objective this case study was elaborated in three distinct phases: 1) Characterization of the object of study; 2) Application of the costing method by activities, and 3) Results and information for cost management. The study provided an analysis of the origin of the costs of each object of cost, through the application of ABC. The Profit and Loss Statement (DRE) allowed us to observe that the identified results show that the most profitable object of cost is the NR 18 course, with 54.53% of profitability, while the object of cost with lower profitability index is day care services, with 10.49%. The total net profit for the year analyzed shows a profitability of 27.68%, it is clear that a cost system has to be developed and improved with a view to reducing them to increase its results. In addition, other analyzes are possible and interesting, as is the case of comparisons of the effects of idleness, identifying the net result with and without idleness, as well as the effect of default, which affects 17.5% of net income. In this sense, it is affirmed that the Institution should invest in strategies to reduce factors that impact negatively. In this way, it is noticed that the method of education, activities and exits in educational institutions, in the quality of information dissemination.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:24:32Z No. of bitstreams: 1 BILIBIO.pdf: 1386310 bytes, checksum: 26784fbb34066957a64a204502094f31 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:53:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BILIBIO.pdf: 1386310 bytes, checksum: 26784fbb34066957a64a204502094f31 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-23T19:53:25Z (GMT). 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