Políticas Públicas de Juventude em Erechim-RS: entre o real e o ideal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanoski, Jacilene Teresinha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1216
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo jovens e políticas públicas de juventude. O objetivo geral foi investigar os interesses dos jovens estudantes do ensino fundamental e médio em escolas públicas da cidade de Erechim(RS), para visualizar se as políticas públicas de juventude – expressas em forma de programas – contemplavam o que os jovens buscavam no momento da pesquisa. Dessa forma, meu problema de pesquisa visou responder o seguinte questionamento: Em que medida as políticas públicas de juventude vêm ao encontro dos interesses dos jovens erechinenses? O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo e como técnica de coleta de dados, o grupo focal. A análise, organização e interpretação dos dados foi realizada segundo o método sistematizado por Bardin (2011), denominado análise de conteúdo. As falas foram agrupadas em sete categorias e, dessa forma, foi possível elencar, a partir do discurso dos jovens, os programas que estavam chegando até eles, bem como suas principais áreas ou atividades de interesse. Nessa perspectiva, foram apresentadas, por ordem de prioridade, as principais demandas dos jovens participantes em termos de políticas públicas: 1) de trabalho e renda - melhores condições de inserção do jovem no mercado de trabalho, em condições dignas e priorizando seus estudos; 2) educacionais - ampliação da oferta de cursos superiores na região em instituições públicas, oportunizar o aprendizado de línguas, testes vocacionais que os ajudem nas escolhas de suas profissões, ampliação do acesso as novas tecnologias nas escolas e em sociedade, melhor acessibilidade, oportunidade de realizar viagem de estudos ou estudo do meio ao finalizar o nono ano do ensino fundamental e maiores investimentos para a educação de modo geral; 3) esporte, lazer, cultura e arte - disponibilizar espaço para a prática de futebol/futsal feminino, local amplo e seguro para a prática de atividades esportivas e de lazer na cidade e aprendizado de danças, como o samba; 4) de segurança - com foco na prevenção da violência escolar e social; 5) de saúde - diminuindo o tempo de espera e qualificando o atendimento no plantão no hospital público de Erechim, bem como investir em equipamentos e contratação de mais médicos e enfermeiros. Aliado a essas políticas, é necessário, também, ampliar os canais de participação com os jovens na escola e sociedade; compreender que os jovens têm direito de errar; trabalhar coletivamente para que escola, governantes e sociedade superem o conceito errôneo de que todos os jovens possuem as mesmas oportunidades e que depende unicamente deles superar todo tipo de dificuldades; e, por fim, os jovens sabem se posicionar e acreditam no seu potencial transformador para o futuro. Argumento finalizando que, mesmo com alguns avanços as políticas públicas de juventude existentes ainda não estão próximas dos interesses dos jovens como poderiam ou deveriam estar, porque pouco ou quase nada dialogam com os mesmos. Dessa forma, foi possível inferir que as políticas públicas disponibilizadas na atualidade não contemplam as reais necessidades dos jovens erechinenses.
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A análise, organização e interpretação dos dados foi realizada segundo o método sistematizado por Bardin (2011), denominado análise de conteúdo. As falas foram agrupadas em sete categorias e, dessa forma, foi possível elencar, a partir do discurso dos jovens, os programas que estavam chegando até eles, bem como suas principais áreas ou atividades de interesse. Nessa perspectiva, foram apresentadas, por ordem de prioridade, as principais demandas dos jovens participantes em termos de políticas públicas: 1) de trabalho e renda - melhores condições de inserção do jovem no mercado de trabalho, em condições dignas e priorizando seus estudos; 2) educacionais - ampliação da oferta de cursos superiores na região em instituições públicas, oportunizar o aprendizado de línguas, testes vocacionais que os ajudem nas escolhas de suas profissões, ampliação do acesso as novas tecnologias nas escolas e em sociedade, melhor acessibilidade, oportunidade de realizar viagem de estudos ou estudo do meio ao finalizar o nono ano do ensino fundamental e maiores investimentos para a educação de modo geral; 3) esporte, lazer, cultura e arte - disponibilizar espaço para a prática de futebol/futsal feminino, local amplo e seguro para a prática de atividades esportivas e de lazer na cidade e aprendizado de danças, como o samba; 4) de segurança - com foco na prevenção da violência escolar e social; 5) de saúde - diminuindo o tempo de espera e qualificando o atendimento no plantão no hospital público de Erechim, bem como investir em equipamentos e contratação de mais médicos e enfermeiros. Aliado a essas políticas, é necessário, também, ampliar os canais de participação com os jovens na escola e sociedade; compreender que os jovens têm direito de errar; trabalhar coletivamente para que escola, governantes e sociedade superem o conceito errôneo de que todos os jovens possuem as mesmas oportunidades e que depende unicamente deles superar todo tipo de dificuldades; e, por fim, os jovens sabem se posicionar e acreditam no seu potencial transformador para o futuro. Argumento finalizando que, mesmo com alguns avanços as políticas públicas de juventude existentes ainda não estão próximas dos interesses dos jovens como poderiam ou deveriam estar, porque pouco ou quase nada dialogam com os mesmos. Dessa forma, foi possível inferir que as políticas públicas disponibilizadas na atualidade não contemplam as reais necessidades dos jovens erechinenses.The present research had the object of studying young people and youth public policies. The general objective was to investigate the interests of young elementary and middle school students in public schools in the city of Erechim (RS), to see if the youth public policies - expressed in the form of programs - contemplated what young people were looking for in the search. Thus, my research problem aimed to answer the following question: In what extent do the youth public policies meet the interests of the young people of Erechim? The research method used was qualitative and as a technique of data collection, the focus group. The analysis, organization and interpretation of the data was performed according to the method systematized by Bardin (2011), called content analysis. The speeches were grouped into seven categories and, as a result, it was possible to list, from the discourse of the youngsters, the programs that were reaching them, as well as their main areas or activities of interest. In this perspective, the main demands of the young participants in terms of public policies were presented in order of priority: 1) work and income - better conditions for the insertion of young people in the job market, in decent conditions and prioritizing their studies; 2) education - expanding the offer of higher education in the region in public institutions, providing language learning, vocational tests to help them choose their professions, increasing access to new technologies in schools and society, better accessibility, Study trips or study of the environment at the end of the ninth year of primary education and greater investments for education in general; 3) sports, leisure, culture and art - providing space for women's futsal / soccer practice, ample and safe place for practicing sports and leisure activities in the city and learning dances, such as samba; 4) security - focusing on prevention of school and social violence; 5) of health - reducing the waiting time and qualifying the attendance on duty at the public hospital in Erechim, as well as investing in equipment and hiring more doctors and nurses. In addition to these policies, it is also necessary to expand the channels of participation with young people in school and society; Understand that young people have the right to make mistakes; Work collectively so that school, government and society overcome the misconception that all young people have the same opportunities and that it is up to them alone to overcome all kinds of difficulties; And, finally, young people know how to position themselves and believe in their transforming potential for the future. I argue that even with some progress the existing youth public policies are still not close to the interests of young people as they could or should be, because little or no dialogue with them. Thus, it was possible to infer that the public policies made available at present do not contemplate the real needs of the young people of Erechim.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-10-06T17:05:06Z No. of bitstreams: 1 ROMANOSKI.pdf: 3322388 bytes, checksum: d1679941ab1d379daf351caadf5625f6 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T18:31:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROMANOSKI.pdf: 3322388 bytes, checksum: d1679941ab1d379daf351caadf5625f6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-06T18:31:41Z (GMT). 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