Interiorização das universidades federais no Sul: um panorama da Universidade Federal da Fronteira Sul em Laranjeiras do Sul (PR)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3781 |
Resumo: | A interiorização universitária consiste no processo de mudança das políticas públicas de implantação de universidades e institutos públicos de educação em locais com uma elevada necessidade de melhoria dos índices de desenvolvimento humano. Torna-se um referencial para inclusão social, contribuindo para a melhoria do acesso ao ensino superior as camadas em situação de vulnerabilidade. Contudo, a universidade do interior tem uma instabilidade no que diz respeito à manutenção dos estudantes em seus respectivos cursos. Por essa razão, o foco do presente trabalho foi relatar o processo de implantação do campus de Laranjeiras do Sul (PR), e seus respectivos desafios e perspectivas dentro da Universidade Federal da Fronteira Sul. A investigação visa reconhecer a dinâmica da universidade pública no contexto regional da Cantuquiriguaçu, com os seus aspectos políticos e sociais e como essas variáveis se relacionam aos estudantes. Ao estudar a situação do campus, considerou-se como ponto de partida a compreensão de seus problemas atuais e quais as medidas poderiam ser úteis para minimizar estes problemas. Os procedimentos adotados para desenvolvimento do tema foram à pesquisa bibliográfica para dar significância aos diversos pontos avaliados, aliado a pesquisa documental consultando e averiguando materiais de domínio. Os resultados foram expressos em organogramas funcionais, gráficos e tabelas com a finalidade de mostrar um panorama histórico da universidade, perfil dos estudantes e alguns problemas enfrentados pelo campus em relação à permanência nos cursos. A identificação dos pontos envolvendo a concepção política, social, cultural são importantes para o desenvolvimento de estratégias administrativas e pedagógicas para a melhoria da qualidade de ensino em detrimento das demandas da sociedade. |
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A investigação visa reconhecer a dinâmica da universidade pública no contexto regional da Cantuquiriguaçu, com os seus aspectos políticos e sociais e como essas variáveis se relacionam aos estudantes. Ao estudar a situação do campus, considerou-se como ponto de partida a compreensão de seus problemas atuais e quais as medidas poderiam ser úteis para minimizar estes problemas. Os procedimentos adotados para desenvolvimento do tema foram à pesquisa bibliográfica para dar significância aos diversos pontos avaliados, aliado a pesquisa documental consultando e averiguando materiais de domínio. Os resultados foram expressos em organogramas funcionais, gráficos e tabelas com a finalidade de mostrar um panorama histórico da universidade, perfil dos estudantes e alguns problemas enfrentados pelo campus em relação à permanência nos cursos. A identificação dos pontos envolvendo a concepção política, social, cultural são importantes para o desenvolvimento de estratégias administrativas e pedagógicas para a melhoria da qualidade de ensino em detrimento das demandas da sociedade.The university internalization consists of the process of changing the public policies of implantation of universities and public institutes of education in places with a high necessity of improvement of the indices of human development. It becomes a benchmark for social inclusion, contributing to the improvement of access to higher education for vulnerable groups. However, the universities of the interior have an instability regarding the maintenance of students in their respective courses. For this reason, the focus of the present study was to report the process of implementation of the campus of Laranjeiras do Sul (PR), and its respective challenges and perspectives within the Federal University of the Southern Border. The research aims to recognize the dynamics of the public university in the context regional level of Cantuquiriguaçu, with its political and social aspects and how these variables relate to students. In studying the campus situation, it was considered as a starting point the understanding of its current problems and which measures could be useful to minimize these problems. The procedures adopted for the development of the theme were the bibliographical research to give significance to the several evaluated points, allied to documentary research consulting and checking domain materials. The results were expressed in functional charts, graphs and tables with the purpose of showing a historical panorama of the university, profile of the students and some problems faced by the campus in relation to the permanence in the courses. The identification of the points involving the political, social and cultural conception are important for the development of administrative and pedagogical strategies for the improvement of the quality of education to the detriment of the demands of society.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-07-27T12:37:07Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1357695 bytes, checksum: 571c053a9a05236db267d42b70c2f787 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T18:01:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1357695 bytes, checksum: 571c053a9a05236db267d42b70c2f787 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-08T18:01:55Z (GMT). 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