O campo, a Ditadura Civil Militar e a perspectiva do teatro como forma de resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Josivania de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2167
Resumo: O objetivo do presente trabalho é compreender o contexto que possibilita a utilização do Teatro Político como ferramenta de resistência, sobretudo para o sujeito camponês. Utilizando como exemplo a peça produzida por integrantes do Teatro de Arena em 1961: “Mutirão em Novo Sol”, que além de trazer em seu corpo os conflitos pela terra, permite encontrar o sujeito do campo como protagonista de sua história e esse é um marco para o teatro do período. O período de 1954 a 1964 é o que permite analisar os movimentos que desembocam na imposição da Ditadura Civil Militar e que contribuem para que a peça seja censurada junto aos movimentos culturais com o Golpe (1964) e que por outro lado, seja herdada pelos Movimentos sociais da atualidade, sendo remontada em 2012, se tornando livro em 2015 e contribuindo como material de apoio para as Lutas do Movimento Sem Terra.
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O período de 1954 a 1964 é o que permite analisar os movimentos que desembocam na imposição da Ditadura Civil Militar e que contribuem para que a peça seja censurada junto aos movimentos culturais com o Golpe (1964) e que por outro lado, seja herdada pelos Movimentos sociais da atualidade, sendo remontada em 2012, se tornando livro em 2015 e contribuindo como material de apoio para as Lutas do Movimento Sem Terra.El objetivo del presente trabajo es comprender el contexto que posibilita la utilización del Teatro Político como herramienta de resistencia, sobre todo para el sujeto campesino. uso como ejemplo la pieza producida por integrantes del Teatro de Arena en 1961: "Mutirão en Nuevo Sol ", que además de traer en su cuerpo los conflictos por la tierra, permite encontrar el sujeto del campo como protagonista de su historia y ese es un marco para el teatro del período. El período de 1954 a 1964 es lo que permite analizar los movimientos que desembocan en la imposición de la Dictadura Civil Militar y que contribuyen para que la pieza sea censurada junto a los movimientos culturales con el Golpe (1964) y que por otro lado, sea heredada por los Movimientos sociales de la actualidad, siendo remontada en 2012, convirtiéndose en libro en 2015 y contribuyendo como material de apoyo para las luchas del movimiento sin tierra.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-10-08T18:45:06Z No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1390712 bytes, checksum: 50a0de62e58aa2c0f69daec5a50a11b9 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-10-08T19:45:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1390712 bytes, checksum: 50a0de62e58aa2c0f69daec5a50a11b9 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-08T19:45:48Z (GMT). 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