Os registros de representação semiótica e as tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comachio, Eliziane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2090
Resumo: Este trabalho surge do interesse em levantar pesquisas científicas realizadas nos últimos cinco anos, relacionadas à Teoria dos Registros de Representação Semiótica para o ensino de geometria, observando as possibilidades de representação de conceitos matemáticos através da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O problema de pesquisa volta-se para: O que a teoria dos Registros de Representação Semiótica, tem contribuído para a pesquisa em Educação Matemática na interação com as TIC no período de 2012 a 2017, a partir de pesquisas em nível de pós-graduação stricto sensu? O estudo insere-se na perspectiva qualitativa, com delineamento bibliográfico, contemplando análise documental de pesquisas científicas, presentes na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos últimos cinco anos. A organização e a análise dos dados ocorreram a partir da categorização do conteúdo, considerando as contribuições da teoria de Duval para a Educação Matemática, na interação com as TIC, nos últimos cinco anos. Os resultados apontaram que a utilização de representações dos conceitos matemáticos, são realizadas a todo o momento, apropriando-se delas muitas vezes com a utilização de um ambiente dinâmico, o que permitiu realizar o tratamento dos objetos matemáticos. Entretanto, as atividades expressas ao longo dos trabalhos pesquisados, nem sempre oportunizam aos estudantes momentos de conversão.
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O estudo insere-se na perspectiva qualitativa, com delineamento bibliográfico, contemplando análise documental de pesquisas científicas, presentes na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos últimos cinco anos. A organização e a análise dos dados ocorreram a partir da categorização do conteúdo, considerando as contribuições da teoria de Duval para a Educação Matemática, na interação com as TIC, nos últimos cinco anos. Os resultados apontaram que a utilização de representações dos conceitos matemáticos, são realizadas a todo o momento, apropriando-se delas muitas vezes com a utilização de um ambiente dinâmico, o que permitiu realizar o tratamento dos objetos matemáticos. Entretanto, as atividades expressas ao longo dos trabalhos pesquisados, nem sempre oportunizam aos estudantes momentos de conversão.This work stems from the interest in scientific research carried out over the last five years related to the Theory of Semiotic Representation Registers for the teaching of geometry, observing the possibilities of representing mathematical concepts through the use of Information and Communication Technologies (ICT). The research problem turns to: What the theory of the Registries of Semiotic Representation has contributed to the research in Mathematics Education in the interaction with the ICT in the period of 2012 to 2017, from research at the graduate level stricto sensu The study is part of the qualitative perspective, with a bibliographic design, including documental analysis of scientific research, present in the database of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in the last five years. The organization and analysis of the data took place from the categorization of the content, considering the contributions of the Duval theory to the Mathematics Education, in the interaction with the ICT, in the last five years. The results pointed out that the use of representations of mathematical concepts are carried out at all times, appropriating them often with the use of a dynamic environment, which allowed the mathematical objects to be dealt with. However, the activities expressed during the researches, do not always give students moments of conversion.Submitted by ADAIR PERDOMO FALCÃO (adair.falcao@uffs.edu.br) on 2018-08-14T17:03:51Z No. of bitstreams: 1 COMACHIO.pdf: 1378371 bytes, checksum: 137b8eee4118b4a10989396f28ec405d (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-16T13:20:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COMACHIO.pdf: 1378371 bytes, checksum: 137b8eee4118b4a10989396f28ec405d (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-16T13:20:50Z (GMT). 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