O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oberderfer, Ricardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048
Resumo: Esta pesquisa busca analisar de que forma a música brasileira foi utilizada como instrumento intelectual de crítica ao sistema político, moral e social do Brasil durante o período que vigorou a ditadura civil militar (1964-1985). Para isso, selecionamos algumas músicas de três obras que não sofreram censuras, sendo eles: “Opinião de Nara” (1964), da Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), da banda Secos e Molhados; e também, “Alucinação” (1976), do Belchior. Este caminho foi pensado sabendo que a música é uma das principais formas de expressão do ser humano, estimulando seu desenvolvimento criativo, perceptivo, imaginário e sentimental, se portando como um veículo que expõe os sonhos e anseios de uma geração. A partir de debates propostos pelas canções percebemos questionamentos e críticas ao governo, a moralidade imposta por este, e ainda, a sociedade como força para alterar a contemporaneidade.
id UFFS_f6db42e76847458808d2261b10858ccf
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/2048
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Moretto, Samira PeruchiOberderfer, Ricardo2018-06-182018-08-03T18:29:36Z2018-08-03T18:29:36Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048Esta pesquisa busca analisar de que forma a música brasileira foi utilizada como instrumento intelectual de crítica ao sistema político, moral e social do Brasil durante o período que vigorou a ditadura civil militar (1964-1985). Para isso, selecionamos algumas músicas de três obras que não sofreram censuras, sendo eles: “Opinião de Nara” (1964), da Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), da banda Secos e Molhados; e também, “Alucinação” (1976), do Belchior. Este caminho foi pensado sabendo que a música é uma das principais formas de expressão do ser humano, estimulando seu desenvolvimento criativo, perceptivo, imaginário e sentimental, se portando como um veículo que expõe os sonhos e anseios de uma geração. A partir de debates propostos pelas canções percebemos questionamentos e críticas ao governo, a moralidade imposta por este, e ainda, a sociedade como força para alterar a contemporaneidade.The aim of this research was to analyze how Brazilian music was used as an intelectual instrument of criticism of the political system, moral and social of Brazil during the period of the military civil dictatorship (1964-1985). For this, we selected some songs from three discs that did not suffer censorship, being them: “Opinião de Nara” (1964), of Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), of band Secos e Molhados; and “Alucinação” (1976), of Belchior. This way was thought knowing that, music is one of the main forms of expression of the human being, stimulating his creative, perceptive, imaginary and sentimental development, behaving as a vehicle that exposes the dreams and yearnings of a generation. From the debates proposed by the songs we perceive questions and criticism to the government, the morality imposed by it, and also, society as a force to change the contemporaneity.Submitted by ADAIR PERDOMO FALCÃO (adair.falcao@uffs.edu.br) on 2018-08-03T18:22:52Z No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1830330 bytes, checksum: 92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T18:29:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1830330 bytes, checksum: 92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-03T18:29:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1830330 bytes, checksum: 92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóAto Institucional nº 5 (AI-5)CensuraRepressãoDitaduraO som da resistência: música na ditadura civil militar brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALOBERDERFER.pdfOBERDERFER.pdfapplication/pdf1830330https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/1/OBERDERFER.pdf92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bcMD51prefix/20482021-11-16 16:36:12.706oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-16T18:36:12Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
title O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
spellingShingle O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
Oberderfer, Ricardo
Ato Institucional nº 5 (AI-5)
Censura
Repressão
Ditadura
title_short O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
title_full O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
title_fullStr O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
title_full_unstemmed O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
title_sort O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
author Oberderfer, Ricardo
author_facet Oberderfer, Ricardo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moretto, Samira Peruchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Oberderfer, Ricardo
contributor_str_mv Moretto, Samira Peruchi
dc.subject.por.fl_str_mv Ato Institucional nº 5 (AI-5)
Censura
Repressão
Ditadura
topic Ato Institucional nº 5 (AI-5)
Censura
Repressão
Ditadura
description Esta pesquisa busca analisar de que forma a música brasileira foi utilizada como instrumento intelectual de crítica ao sistema político, moral e social do Brasil durante o período que vigorou a ditadura civil militar (1964-1985). Para isso, selecionamos algumas músicas de três obras que não sofreram censuras, sendo eles: “Opinião de Nara” (1964), da Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), da banda Secos e Molhados; e também, “Alucinação” (1976), do Belchior. Este caminho foi pensado sabendo que a música é uma das principais formas de expressão do ser humano, estimulando seu desenvolvimento criativo, perceptivo, imaginário e sentimental, se portando como um veículo que expõe os sonhos e anseios de uma geração. A partir de debates propostos pelas canções percebemos questionamentos e críticas ao governo, a moralidade imposta por este, e ainda, a sociedade como força para alterar a contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-03T18:29:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-03T18:29:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/1/OBERDERFER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094604799082496