DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421 |
Resumo: | Este artigo visa problematizar limites e possibilidades de uma proposta de inserção dos estudos da Didática da História- campo de estudos da Teoria da História que estabelece, a partir do tempo presente, relações formativas com as compreensões de passado e futuro- a partir das reflexões de Rüsen (2006)e de suas reverberações nos estudos em Cognição Histórica- por meio dos conceitos de evidência histórica (ASHBY, 2003); empatia histórica (LEE, 2003); explicação histórica (BARCA, 2001b)- e Educação Histórica, na condição de "saberes da ação pedagógica"da História, nos dizeres de Gauthier et al (1998), necessários para ampliar o campo epistemológico de possibilidades de atuação do historiador, este devendo estar atento aos aspectos formativos de sua práxis. Para embasar a proposta, realizamos observação participante de uma disciplina da licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de licenciatura do estado do Ceará e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de História. |
id |
UFG-10_4c974b57233455e447cb5764860b8fe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33421 |
network_acronym_str |
UFG-10 |
network_name_str |
Revista de Teoria da História |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADORDidática da HistóriaCognição HistóricaEducação HistóricaConsciência HistóricaFormação DocenteEste artigo visa problematizar limites e possibilidades de uma proposta de inserção dos estudos da Didática da História- campo de estudos da Teoria da História que estabelece, a partir do tempo presente, relações formativas com as compreensões de passado e futuro- a partir das reflexões de Rüsen (2006)e de suas reverberações nos estudos em Cognição Histórica- por meio dos conceitos de evidência histórica (ASHBY, 2003); empatia histórica (LEE, 2003); explicação histórica (BARCA, 2001b)- e Educação Histórica, na condição de "saberes da ação pedagógica"da História, nos dizeres de Gauthier et al (1998), necessários para ampliar o campo epistemológico de possibilidades de atuação do historiador, este devendo estar atento aos aspectos formativos de sua práxis. Para embasar a proposta, realizamos observação participante de uma disciplina da licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de licenciatura do estado do Ceará e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de História.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-115Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-1152175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421/17697Miranda, Augusto Ridson de AraújoMagalhães Junior, Antonio Germanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33421Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:00:37Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR |
title |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR |
spellingShingle |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR Miranda, Augusto Ridson de Araújo Didática da História Cognição Histórica Educação Histórica Consciência Histórica Formação Docente |
title_short |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR |
title_full |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR |
title_fullStr |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR |
title_full_unstemmed |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR |
title_sort |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR |
author |
Miranda, Augusto Ridson de Araújo |
author_facet |
Miranda, Augusto Ridson de Araújo Magalhães Junior, Antonio Germano |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Junior, Antonio Germano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Augusto Ridson de Araújo Magalhães Junior, Antonio Germano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da História Cognição Histórica Educação Histórica Consciência Histórica Formação Docente |
topic |
Didática da História Cognição Histórica Educação Histórica Consciência Histórica Formação Docente |
description |
Este artigo visa problematizar limites e possibilidades de uma proposta de inserção dos estudos da Didática da História- campo de estudos da Teoria da História que estabelece, a partir do tempo presente, relações formativas com as compreensões de passado e futuro- a partir das reflexões de Rüsen (2006)e de suas reverberações nos estudos em Cognição Histórica- por meio dos conceitos de evidência histórica (ASHBY, 2003); empatia histórica (LEE, 2003); explicação histórica (BARCA, 2001b)- e Educação Histórica, na condição de "saberes da ação pedagógica"da História, nos dizeres de Gauthier et al (1998), necessários para ampliar o campo epistemológico de possibilidades de atuação do historiador, este devendo estar atento aos aspectos formativos de sua práxis. Para embasar a proposta, realizamos observação participante de uma disciplina da licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de licenciatura do estado do Ceará e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de História. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421 |
url |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421/17697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-115 Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-115 2175-5892 reponame:Revista de Teoria da História instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Revista de Teoria da História |
collection |
Revista de Teoria da História |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistateoriadahistoria@hotmail.com |
_version_ |
1809730281529147392 |