DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Augusto Ridson de Araújo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magalhães Junior, Antonio Germano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421
Resumo: Este artigo visa problematizar limites e possibilidades de uma proposta de inserção dos estudos da Didática da História- campo de estudos da Teoria da História que estabelece, a partir do tempo presente, relações formativas com as compreensões de passado e futuro- a partir das reflexões de Rüsen (2006)e de suas reverberações nos estudos em Cognição Histórica- por meio dos conceitos de evidência histórica (ASHBY, 2003); empatia histórica (LEE, 2003); explicação histórica (BARCA, 2001b)- e Educação Histórica, na condição de "saberes da ação pedagógica"da História, nos dizeres de Gauthier et al (1998), necessários para ampliar o campo epistemológico de possibilidades de atuação do historiador, este devendo estar atento aos aspectos formativos de sua práxis. Para embasar a proposta, realizamos observação participante de uma disciplina da licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de licenciatura do estado do Ceará e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de História.
id UFG-10_4c974b57233455e447cb5764860b8fe5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33421
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADORDidática da HistóriaCognição HistóricaEducação HistóricaConsciência HistóricaFormação DocenteEste artigo visa problematizar limites e possibilidades de uma proposta de inserção dos estudos da Didática da História- campo de estudos da Teoria da História que estabelece, a partir do tempo presente, relações formativas com as compreensões de passado e futuro- a partir das reflexões de Rüsen (2006)e de suas reverberações nos estudos em Cognição Histórica- por meio dos conceitos de evidência histórica (ASHBY, 2003); empatia histórica (LEE, 2003); explicação histórica (BARCA, 2001b)- e Educação Histórica, na condição de "saberes da ação pedagógica"da História, nos dizeres de Gauthier et al (1998), necessários para ampliar o campo epistemológico de possibilidades de atuação do historiador, este devendo estar atento aos aspectos formativos de sua práxis. Para embasar a proposta, realizamos observação participante de uma disciplina da licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de licenciatura do estado do Ceará e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de História.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-115Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-1152175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421/17697Miranda, Augusto Ridson de AraújoMagalhães Junior, Antonio Germanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33421Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:00:37Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
title DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
spellingShingle DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
Miranda, Augusto Ridson de Araújo
Didática da História
Cognição Histórica
Educação Histórica
Consciência Histórica
Formação Docente
title_short DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
title_full DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
title_fullStr DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
title_full_unstemmed DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
title_sort DIDÁTICA DA HISTÓRIA, COGNIÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
author Miranda, Augusto Ridson de Araújo
author_facet Miranda, Augusto Ridson de Araújo
Magalhães Junior, Antonio Germano
author_role author
author2 Magalhães Junior, Antonio Germano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Augusto Ridson de Araújo
Magalhães Junior, Antonio Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da História
Cognição Histórica
Educação Histórica
Consciência Histórica
Formação Docente
topic Didática da História
Cognição Histórica
Educação Histórica
Consciência Histórica
Formação Docente
description Este artigo visa problematizar limites e possibilidades de uma proposta de inserção dos estudos da Didática da História- campo de estudos da Teoria da História que estabelece, a partir do tempo presente, relações formativas com as compreensões de passado e futuro- a partir das reflexões de Rüsen (2006)e de suas reverberações nos estudos em Cognição Histórica- por meio dos conceitos de evidência histórica (ASHBY, 2003); empatia histórica (LEE, 2003); explicação histórica (BARCA, 2001b)- e Educação Histórica, na condição de "saberes da ação pedagógica"da História, nos dizeres de Gauthier et al (1998), necessários para ampliar o campo epistemológico de possibilidades de atuação do historiador, este devendo estar atento aos aspectos formativos de sua práxis. Para embasar a proposta, realizamos observação participante de uma disciplina da licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de licenciatura do estado do Ceará e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de História.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33421/17697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-115
Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 91-115
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1809730281529147392