CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Éder Cristiano de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425
Resumo: O presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico.
id UFG-10_e602b6fc724c656a22e646e8098b9a08
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33425
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICOCinemaDidática da HistóriaCultura HistóricaConsciência HistóricaNarrativa HistóricaO presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico.Universidade Federal de Goiás2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-229Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-2292175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425/17701Souza, Éder Cristiano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33425Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:00:37Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
title CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
spellingShingle CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
Souza, Éder Cristiano de
Cinema
Didática da História
Cultura Histórica
Consciência Histórica
Narrativa Histórica
title_short CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
title_full CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
title_fullStr CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
title_full_unstemmed CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
title_sort CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
author Souza, Éder Cristiano de
author_facet Souza, Éder Cristiano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Éder Cristiano de
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Didática da História
Cultura Histórica
Consciência Histórica
Narrativa Histórica
topic Cinema
Didática da História
Cultura Histórica
Consciência Histórica
Narrativa Histórica
description O presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425/17701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-229
Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-229
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1809730281534390272