CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425 |
Resumo: | O presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico. |
id |
UFG-10_e602b6fc724c656a22e646e8098b9a08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33425 |
network_acronym_str |
UFG-10 |
network_name_str |
Revista de Teoria da História |
repository_id_str |
|
spelling |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICOCinemaDidática da HistóriaCultura HistóricaConsciência HistóricaNarrativa HistóricaO presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico.Universidade Federal de Goiás2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-229Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-2292175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425/17701Souza, Éder Cristiano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33425Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:00:37Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO |
title |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO |
spellingShingle |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO Souza, Éder Cristiano de Cinema Didática da História Cultura Histórica Consciência Histórica Narrativa Histórica |
title_short |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO |
title_full |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO |
title_fullStr |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO |
title_full_unstemmed |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO |
title_sort |
CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO |
author |
Souza, Éder Cristiano de |
author_facet |
Souza, Éder Cristiano de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Éder Cristiano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Didática da História Cultura Histórica Consciência Histórica Narrativa Histórica |
topic |
Cinema Didática da História Cultura Histórica Consciência Histórica Narrativa Histórica |
description |
O presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425 |
url |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425/17701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-229 Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 202-229 2175-5892 reponame:Revista de Teoria da História instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Revista de Teoria da História |
collection |
Revista de Teoria da História |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistateoriadahistoria@hotmail.com |
_version_ |
1809730281534390272 |