REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Diogo de Campos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PAULA, Luciane Guimarães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57533
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os graduandos do curso de Letras Português e Inglês que atuam como professores de inglês no Centro de Línguas da UFG, a fim de investigar se a reflexão sobre a prática em sala de aula de língua estrangeira é capaz de promover o desenvolvimento profissional dos formandos. Como aporte teórico a pesquisa se respaldou na teoria da Formação Reflexiva baseada nos trabalhos de Dewey (1959), Smyth (1991) e outros. Os instrumentos de coleta de dados foram observações das aulas, questionários, sessões reflexivas sobre as aulas observadas e entrevistas gravadas em áudio. Espera-se que os resultados deste estudo sejam tanto uma oportunidade de identificar outros objetos de pesquisa quanto um meio para alcançar soluções para entraves e dificuldades comumente enfrentados no âmbito da sala de aula.
id UFG-11_57d00a29fc60247e91af451d0e6563b9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57533
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃOO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os graduandos do curso de Letras Português e Inglês que atuam como professores de inglês no Centro de Línguas da UFG, a fim de investigar se a reflexão sobre a prática em sala de aula de língua estrangeira é capaz de promover o desenvolvimento profissional dos formandos. Como aporte teórico a pesquisa se respaldou na teoria da Formação Reflexiva baseada nos trabalhos de Dewey (1959), Smyth (1991) e outros. Os instrumentos de coleta de dados foram observações das aulas, questionários, sessões reflexivas sobre as aulas observadas e entrevistas gravadas em áudio. Espera-se que os resultados deste estudo sejam tanto uma oportunidade de identificar outros objetos de pesquisa quanto um meio para alcançar soluções para entraves e dificuldades comumente enfrentados no âmbito da sala de aula.Universidade Federal de Catalão2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5753310.5216/lep.v22i2.57533Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57533/32751Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessALVES, Diogo de CamposPAULA, Luciane Guimarães de2019-03-26T21:35:05Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57533Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2019-03-26T21:35:05Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
spellingShingle REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
ALVES, Diogo de Campos
title_short REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_fullStr REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_sort REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
author ALVES, Diogo de Campos
author_facet ALVES, Diogo de Campos
PAULA, Luciane Guimarães de
author_role author
author2 PAULA, Luciane Guimarães de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Diogo de Campos
PAULA, Luciane Guimarães de
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os graduandos do curso de Letras Português e Inglês que atuam como professores de inglês no Centro de Línguas da UFG, a fim de investigar se a reflexão sobre a prática em sala de aula de língua estrangeira é capaz de promover o desenvolvimento profissional dos formandos. Como aporte teórico a pesquisa se respaldou na teoria da Formação Reflexiva baseada nos trabalhos de Dewey (1959), Smyth (1991) e outros. Os instrumentos de coleta de dados foram observações das aulas, questionários, sessões reflexivas sobre as aulas observadas e entrevistas gravadas em áudio. Espera-se que os resultados deste estudo sejam tanto uma oportunidade de identificar outros objetos de pesquisa quanto um meio para alcançar soluções para entraves e dificuldades comumente enfrentados no âmbito da sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57533
10.5216/lep.v22i2.57533
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57533
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i2.57533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57533/32751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448015400960