A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM NÍVEL SUPERIOR: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3059
Resumo: O presente artigo busca analisar as primeiras experiências de formação superior do professor no país. Examina as propostas de formação do professor em nível superior, inclusive as do professor primário, debatidas e implementadas no período inicial de industrialização do país, de 1930 a 1946. Os debates em torno da preparação de docentes realizados nesse período estão marcados pelo contexto histórico e pelas disputas, entre educadores liberais e católicos, para a definição da política educacional do país. Os primeiros cursos instituídos no IE-USP (1934) e na UDF (1935), para a formação superior do professor em todos os níveis, propostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, foram extintos com o advento do Estado Novo. Esse fato em muito condicionou a inserção da área da educação no interior da universidade brasileira.
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