O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Marilia Gouvea de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62691
Resumo: O objetivo deste artigo é introduzir um debate sobre o neoliberalismo em seus aspectos conceituais e históricos, tendo em vista os desafios postos por esse processo em sua nova etapa no Brasil e algumas de suas particularidades. Para tanto, o ponto de partida é uma discussão sobre o liberalismo, com a finalidade de situar as bases que serão preservadas ou recriadas sob o neoliberalismo contemporâneo, sempre com a preocupação de situar, histórica e conceitualmente, os processos que são próprios do modo de produção capitalista. Em seguida, pretende-se apreender os aspectos constitutivos desse neoliberalismo contemporâneo e situá-los na perspectiva de seus desdobramentos e de algumas questões relativas à educação como uma política social, uma dimensão da cultura ou uma prática escolar
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