EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685 |
Resumo: | A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma discussão necessária para a sociedade do século XXI. Propagada intensamente pelos meios midiáticos (internet, televisão etc.), deixa marcas traumáticas nas suas vítimas. Objetivamos discutir a pedofilização como uma prática que têm diferentes estilos musicais como um artefato cultural que a legitima. Utilizamos da pesquisa bibliográfica, problematizando seis letras de músicas que, visivelmente, elencam a criança e a adolescente – sob o codinome de ‘novinha’ – como objeto de desejo de pessoas de mais idade. Vislumbramos com a educação sexual, uma alternativa para movimentar estratégias pedagógicas contra a cultura de consumo do corpo de meninas. |
id |
UFG-3_dc15f099762f4742b732cffa03e00fc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48685 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHASPedofilizaçãoEmpoderamentoEducação SexualA violência sexual contra crianças e adolescentes é uma discussão necessária para a sociedade do século XXI. Propagada intensamente pelos meios midiáticos (internet, televisão etc.), deixa marcas traumáticas nas suas vítimas. Objetivamos discutir a pedofilização como uma prática que têm diferentes estilos musicais como um artefato cultural que a legitima. Utilizamos da pesquisa bibliográfica, problematizando seis letras de músicas que, visivelmente, elencam a criança e a adolescente – sob o codinome de ‘novinha’ – como objeto de desejo de pessoas de mais idade. Vislumbramos com a educação sexual, uma alternativa para movimentar estratégias pedagógicas contra a cultura de consumo do corpo de meninas.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4868510.5216/ia.v42i3.48685Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-6911981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685/26066Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernando Guimarães Oliveira daOliveira, Márcio deMaio, Eliane Rose2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48685Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:46.877185Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS |
title |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS |
spellingShingle |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS Silva, Fernando Guimarães Oliveira da Pedofilização Empoderamento Educação Sexual |
title_short |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS |
title_full |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS |
title_fullStr |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS |
title_full_unstemmed |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS |
title_sort |
EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS |
author |
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da |
author_facet |
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da Oliveira, Márcio de Maio, Eliane Rose |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Márcio de Maio, Eliane Rose |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da Oliveira, Márcio de Maio, Eliane Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedofilização Empoderamento Educação Sexual |
topic |
Pedofilização Empoderamento Educação Sexual |
description |
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma discussão necessária para a sociedade do século XXI. Propagada intensamente pelos meios midiáticos (internet, televisão etc.), deixa marcas traumáticas nas suas vítimas. Objetivamos discutir a pedofilização como uma prática que têm diferentes estilos musicais como um artefato cultural que a legitima. Utilizamos da pesquisa bibliográfica, problematizando seis letras de músicas que, visivelmente, elencam a criança e a adolescente – sob o codinome de ‘novinha’ – como objeto de desejo de pessoas de mais idade. Vislumbramos com a educação sexual, uma alternativa para movimentar estratégias pedagógicas contra a cultura de consumo do corpo de meninas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685 10.5216/ia.v42i3.48685 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i3.48685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685/26066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763100782592 |