EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Márcio de, Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685
Resumo: A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma discussão necessária para a sociedade do século XXI. Propagada intensamente pelos meios midiáticos (internet, televisão etc.), deixa marcas traumáticas nas suas vítimas. Objetivamos discutir a pedofilização como uma prática que têm diferentes estilos musicais como um artefato cultural que a legitima. Utilizamos da pesquisa bibliográfica, problematizando seis letras de músicas que, visivelmente, elencam a criança e a adolescente – sob o codinome de ‘novinha’ – como objeto de desejo de pessoas de mais idade. Vislumbramos com a educação sexual, uma alternativa para movimentar estratégias pedagógicas contra a cultura de consumo do corpo de meninas.
id UFG-3_dc15f099762f4742b732cffa03e00fc5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48685
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHASPedofilizaçãoEmpoderamentoEducação SexualA violência sexual contra crianças e adolescentes é uma discussão necessária para a sociedade do século XXI. Propagada intensamente pelos meios midiáticos (internet, televisão etc.), deixa marcas traumáticas nas suas vítimas. Objetivamos discutir a pedofilização como uma prática que têm diferentes estilos musicais como um artefato cultural que a legitima. Utilizamos da pesquisa bibliográfica, problematizando seis letras de músicas que, visivelmente, elencam a criança e a adolescente – sob o codinome de ‘novinha’ – como objeto de desejo de pessoas de mais idade. Vislumbramos com a educação sexual, uma alternativa para movimentar estratégias pedagógicas contra a cultura de consumo do corpo de meninas.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4868510.5216/ia.v42i3.48685Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-6911981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685/26066Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernando Guimarães Oliveira daOliveira, Márcio deMaio, Eliane Rose2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48685Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:46.877185Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
title EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
spellingShingle EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Pedofilização
Empoderamento
Educação Sexual
title_short EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
title_full EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
title_fullStr EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
title_full_unstemmed EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
title_sort EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS
author Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
author_facet Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Oliveira, Márcio de
Maio, Eliane Rose
author_role author
author2 Oliveira, Márcio de
Maio, Eliane Rose
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Oliveira, Márcio de
Maio, Eliane Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Pedofilização
Empoderamento
Educação Sexual
topic Pedofilização
Empoderamento
Educação Sexual
description A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma discussão necessária para a sociedade do século XXI. Propagada intensamente pelos meios midiáticos (internet, televisão etc.), deixa marcas traumáticas nas suas vítimas. Objetivamos discutir a pedofilização como uma prática que têm diferentes estilos musicais como um artefato cultural que a legitima. Utilizamos da pesquisa bibliográfica, problematizando seis letras de músicas que, visivelmente, elencam a criança e a adolescente – sob o codinome de ‘novinha’ – como objeto de desejo de pessoas de mais idade. Vislumbramos com a educação sexual, uma alternativa para movimentar estratégias pedagógicas contra a cultura de consumo do corpo de meninas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685
10.5216/ia.v42i3.48685
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i3.48685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685/26066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 674-691
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763100782592