A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066 |
Resumo: | Este artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais. |
id |
UFG-3_f7336e563475c636252cbcadb2705ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/3066 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANAEste artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/306610.5216/ia.v32i2.3066Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 345-361Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 345-361Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 345-3611981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066/3545Pereira, Mariana Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:03:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/3066Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.491538Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA |
title |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA |
spellingShingle |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA Pereira, Mariana Cunha |
title_short |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA |
title_full |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA |
title_fullStr |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA |
title_sort |
A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA |
author |
Pereira, Mariana Cunha |
author_facet |
Pereira, Mariana Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mariana Cunha |
description |
Este artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066 10.5216/ia.v32i2.3066 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v32i2.3066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066/3545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 345-361 Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 345-361 Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 345-361 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761484926976 |