A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mariana Cunha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066
Resumo: Este artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais.
id UFG-3_f7336e563475c636252cbcadb2705ea4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/3066
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANAEste artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/306610.5216/ia.v32i2.3066Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 345-361Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 345-361Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 345-3611981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066/3545Pereira, Mariana Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:03:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/3066Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.491538Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
title A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
spellingShingle A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
Pereira, Mariana Cunha
title_short A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
title_full A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
title_fullStr A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
title_full_unstemmed A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
title_sort A ESCOLA DA FRONTEIRA: DIVERSIDADE E CULTURA NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA
author Pereira, Mariana Cunha
author_facet Pereira, Mariana Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mariana Cunha
description Este artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066
10.5216/ia.v32i2.3066
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066
identifier_str_mv 10.5216/ia.v32i2.3066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3066/3545
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 345-361
Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 345-361
Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 345-361
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761484926976