Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788 |
Resumo: | Este artigo aborda sobre o letramento literário. Resulta de pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças do ciclo de alfabetização, ao longo de três anos, que teve como foco o trabalho com a literatura infantil. Mais do que falar das crianças, fala com elas. Apresenta o uso do grupo focal como estratégia de coleta de dados, que cria condições para a participação das crianças na pesquisa. Entre as contribuições aponta como relevantes para a formação do leitor literário a formulação de estratégias de ensino e a escuta das crianças sobre suas experiências com a leitura. |
id |
UFG-3_f741dbb63a5440649ccffc2753a216e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50788 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!Este artigo aborda sobre o letramento literário. Resulta de pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças do ciclo de alfabetização, ao longo de três anos, que teve como foco o trabalho com a literatura infantil. Mais do que falar das crianças, fala com elas. Apresenta o uso do grupo focal como estratégia de coleta de dados, que cria condições para a participação das crianças na pesquisa. Entre as contribuições aponta como relevantes para a formação do leitor literário a formulação de estratégias de ensino e a escuta das crianças sobre suas experiências com a leitura.Faculdade de Educação (UFG)2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5078810.5216/ia.v43i1.50788Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-1461981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788/26322Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNörnberg, MartaNilcéia Gonçalves, Sílvia 2020-06-29T13:59:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50788Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:49.256358Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! |
title |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! |
spellingShingle |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! Nörnberg, Marta |
title_short |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! |
title_full |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! |
title_fullStr |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! |
title_full_unstemmed |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! |
title_sort |
Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças! |
author |
Nörnberg, Marta |
author_facet |
Nörnberg, Marta Nilcéia Gonçalves, Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Nilcéia Gonçalves, Sílvia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nörnberg, Marta Nilcéia Gonçalves, Sílvia |
description |
Este artigo aborda sobre o letramento literário. Resulta de pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças do ciclo de alfabetização, ao longo de três anos, que teve como foco o trabalho com a literatura infantil. Mais do que falar das crianças, fala com elas. Apresenta o uso do grupo focal como estratégia de coleta de dados, que cria condições para a participação das crianças na pesquisa. Entre as contribuições aponta como relevantes para a formação do leitor literário a formulação de estratégias de ensino e a escuta das crianças sobre suas experiências com a leitura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788 10.5216/ia.v43i1.50788 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v43i1.50788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788/26322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146 Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146 Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763451006976 |