Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nörnberg, Marta
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nilcéia Gonçalves, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788
Resumo: Este artigo aborda sobre o letramento literário. Resulta de pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças do ciclo de alfabetização, ao longo de três anos, que teve como foco o trabalho com a literatura infantil. Mais do que falar das crianças, fala com elas. Apresenta o uso do grupo focal como estratégia de coleta de dados, que cria condições para a participação das crianças na pesquisa. Entre as contribuições aponta como relevantes para a formação do leitor literário a formulação de estratégias de ensino e a escuta das crianças sobre suas experiências com a leitura.
id UFG-3_f741dbb63a5440649ccffc2753a216e7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50788
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!Este artigo aborda sobre o letramento literário. Resulta de pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças do ciclo de alfabetização, ao longo de três anos, que teve como foco o trabalho com a literatura infantil. Mais do que falar das crianças, fala com elas. Apresenta o uso do grupo focal como estratégia de coleta de dados, que cria condições para a participação das crianças na pesquisa. Entre as contribuições aponta como relevantes para a formação do leitor literário a formulação de estratégias de ensino e a escuta das crianças sobre suas experiências com a leitura.Faculdade de Educação (UFG)2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5078810.5216/ia.v43i1.50788Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-1461981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788/26322Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNörnberg, MartaNilcéia Gonçalves, Sílvia 2020-06-29T13:59:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50788Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:49.256358Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
title Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
spellingShingle Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
Nörnberg, Marta
title_short Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
title_full Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
title_fullStr Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
title_full_unstemmed Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
title_sort Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!
author Nörnberg, Marta
author_facet Nörnberg, Marta
Nilcéia Gonçalves, Sílvia
author_role author
author2 Nilcéia Gonçalves, Sílvia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nörnberg, Marta
Nilcéia Gonçalves, Sílvia
description Este artigo aborda sobre o letramento literário. Resulta de pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças do ciclo de alfabetização, ao longo de três anos, que teve como foco o trabalho com a literatura infantil. Mais do que falar das crianças, fala com elas. Apresenta o uso do grupo focal como estratégia de coleta de dados, que cria condições para a participação das crianças na pesquisa. Entre as contribuições aponta como relevantes para a formação do leitor literário a formulação de estratégias de ensino e a escuta das crianças sobre suas experiências com a leitura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788
10.5216/ia.v43i1.50788
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788
identifier_str_mv 10.5216/ia.v43i1.50788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788/26322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146
Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146
Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 129-146
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763451006976