Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934 |
Resumo: | Resumo Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático. |
id |
UFG-4_274b2425f8446df21d3a8d73030fe478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51934 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para criançasDesenvolvimento infantilAprendizagemAvaliação educacionalResumo Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático.Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5193410.5216/rpp.v22.51934Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934/33450Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMello Fiori, Júliade Souza Castro, Flávio AntônioTrevisan Teixeira, Luísa BeatrizTrindade Wizer, Rossane2020-02-27T16:21:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51934Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.664699Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças |
title |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças |
spellingShingle |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças Mello Fiori, Júlia Desenvolvimento infantil Aprendizagem Avaliação educacional |
title_short |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças |
title_full |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças |
title_fullStr |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças |
title_sort |
Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças |
author |
Mello Fiori, Júlia |
author_facet |
Mello Fiori, Júlia de Souza Castro, Flávio Antônio Trevisan Teixeira, Luísa Beatriz Trindade Wizer, Rossane |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Castro, Flávio Antônio Trevisan Teixeira, Luísa Beatriz Trindade Wizer, Rossane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello Fiori, Júlia de Souza Castro, Flávio Antônio Trevisan Teixeira, Luísa Beatriz Trindade Wizer, Rossane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento infantil Aprendizagem Avaliação educacional |
topic |
Desenvolvimento infantil Aprendizagem Avaliação educacional |
description |
Resumo Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934 10.5216/rpp.v22.51934 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934/33450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859177607168 |