Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Fiori, Júlia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Souza Castro, Flávio Antônio, Trevisan Teixeira, Luísa Beatriz, Trindade Wizer, Rossane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934
Resumo: Resumo Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático.
id UFG-4_274b2425f8446df21d3a8d73030fe478
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51934
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para criançasDesenvolvimento infantilAprendizagemAvaliação educacionalResumo Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático.Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5193410.5216/rpp.v22.51934Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934/33450Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMello Fiori, Júliade Souza Castro, Flávio AntônioTrevisan Teixeira, Luísa BeatrizTrindade Wizer, Rossane2020-02-27T16:21:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51934Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.664699Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
title Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
spellingShingle Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
Mello Fiori, Júlia
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Avaliação educacional
title_short Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
title_full Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
title_fullStr Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
title_full_unstemmed Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
title_sort Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
author Mello Fiori, Júlia
author_facet Mello Fiori, Júlia
de Souza Castro, Flávio Antônio
Trevisan Teixeira, Luísa Beatriz
Trindade Wizer, Rossane
author_role author
author2 de Souza Castro, Flávio Antônio
Trevisan Teixeira, Luísa Beatriz
Trindade Wizer, Rossane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello Fiori, Júlia
de Souza Castro, Flávio Antônio
Trevisan Teixeira, Luísa Beatriz
Trindade Wizer, Rossane
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Avaliação educacional
topic Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Avaliação educacional
description Resumo Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934
10.5216/rpp.v22.51934
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934/33450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859177607168