DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903 |
Resumo: | O estudo apresenta uma discussão referente à imitação e à criação de movimentos no contexto do ensino da dança. Trata-se de um ensaio teórico que fundamenta-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1991, 1999,1974), na teoria do “se-movimentar” humano de Kunz (2001) e na concepção de mímesis de Wulf (2005). O estudo aponta a necessidade de se construírem estratégias pedagógicas para que haja espaço para uma “imitação criativa”, uma aprendizagem que permita a busca de um estilo-próprio na execução/experimentação dos movimentos. Alem disso, indica possibilidades de se estabelecer um diálogo que valorize as experiências trazidas do mundo vivido de cada sujeito – seu “mundo de movimentos” – e as diversas formas de dançar. |
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DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇADança. Educação. Imitação. Criação.DançaO estudo apresenta uma discussão referente à imitação e à criação de movimentos no contexto do ensino da dança. Trata-se de um ensaio teórico que fundamenta-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1991, 1999,1974), na teoria do “se-movimentar” humano de Kunz (2001) e na concepção de mímesis de Wulf (2005). O estudo aponta a necessidade de se construírem estratégias pedagógicas para que haja espaço para uma “imitação criativa”, uma aprendizagem que permita a busca de um estilo-próprio na execução/experimentação dos movimentos. Alem disso, indica possibilidades de se estabelecer um diálogo que valorize as experiências trazidas do mundo vivido de cada sujeito – seu “mundo de movimentos” – e as diversas formas de dançar. Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Ensaio teóricoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2690310.5216/rpp.v17i3.26903Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903/17115Alves Pereira Marques, DanieliSurdi, Aguinaldo CesarDel Ponte de Assis, MaríliaKunz, Elenorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:52Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26903Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:58.183856Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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