DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Pereira Marques, Danieli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Surdi, Aguinaldo Cesar, Del Ponte de Assis, Marília, Kunz, Elenor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903
Resumo: O estudo apresenta uma discussão referente à imitação e à criação de movimentos no contexto do ensino da dança. Trata-se de um ensaio teórico que fundamenta-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1991, 1999,1974), na teoria do “se-movimentar” humano de Kunz (2001) e na concepção de mímesis de Wulf (2005). O estudo aponta a necessidade de se construírem estratégias pedagógicas para que haja espaço para uma “imitação criativa”, uma aprendizagem que permita a busca de um estilo-próprio na execução/experimentação dos movimentos. Alem disso, indica possibilidades de se estabelecer um diálogo que valorize as experiências trazidas do mundo vivido de cada sujeito – seu “mundo de movimentos” – e as diversas formas de dançar.
id UFG-4_2c9ad8f1ea48e5f970aa0998246f506e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26903
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇADança. Educação. Imitação. Criação.DançaO estudo apresenta uma discussão referente à imitação e à criação de movimentos no contexto do ensino da dança. Trata-se de um ensaio teórico que fundamenta-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1991, 1999,1974), na teoria do “se-movimentar” humano de Kunz (2001) e na concepção de mímesis de Wulf (2005). O estudo aponta a necessidade de se construírem estratégias pedagógicas para que haja espaço para uma “imitação criativa”, uma aprendizagem que permita a busca de um estilo-próprio na execução/experimentação dos movimentos. Alem disso, indica possibilidades de se estabelecer um diálogo que valorize as experiências trazidas do mundo vivido de cada sujeito – seu “mundo de movimentos” – e as diversas formas de dançar. Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Ensaio teóricoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2690310.5216/rpp.v17i3.26903Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903/17115Alves Pereira Marques, DanieliSurdi, Aguinaldo CesarDel Ponte de Assis, MaríliaKunz, Elenorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:52Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26903Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:58.183856Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
title DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
spellingShingle DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
Alves Pereira Marques, Danieli
Dança. Educação. Imitação. Criação.
Dança
title_short DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
title_full DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
title_fullStr DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
title_full_unstemmed DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
title_sort DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA
author Alves Pereira Marques, Danieli
author_facet Alves Pereira Marques, Danieli
Surdi, Aguinaldo Cesar
Del Ponte de Assis, Marília
Kunz, Elenor
author_role author
author2 Surdi, Aguinaldo Cesar
Del Ponte de Assis, Marília
Kunz, Elenor
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Pereira Marques, Danieli
Surdi, Aguinaldo Cesar
Del Ponte de Assis, Marília
Kunz, Elenor
dc.subject.por.fl_str_mv Dança. Educação. Imitação. Criação.
Dança
topic Dança. Educação. Imitação. Criação.
Dança
description O estudo apresenta uma discussão referente à imitação e à criação de movimentos no contexto do ensino da dança. Trata-se de um ensaio teórico que fundamenta-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1991, 1999,1974), na teoria do “se-movimentar” humano de Kunz (2001) e na concepção de mímesis de Wulf (2005). O estudo aponta a necessidade de se construírem estratégias pedagógicas para que haja espaço para uma “imitação criativa”, uma aprendizagem que permita a busca de um estilo-próprio na execução/experimentação dos movimentos. Alem disso, indica possibilidades de se estabelecer um diálogo que valorize as experiências trazidas do mundo vivido de cada sujeito – seu “mundo de movimentos” – e as diversas formas de dançar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Ensaio teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903
10.5216/rpp.v17i3.26903
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i3.26903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903/17115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857522954240