O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23706 |
Resumo: | Resumo Analisa o protagonismo de deficientes intelectuais no processo de ensino-aprendizagem da capoeira em um projeto de extensão universitária. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e, no processo de análise, utiliza dados produzidos por diferentes fontes, como observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro iconográfico. A análise dos dados demonstra que o projeto focalizou as suas ações nas figuras do aprender valorizadas pelos deficientes intelectuais, que se evidenciaram, sobretudo, nos aspectos rítmicos e musicais da capoeira e na solidariedade. A falta de formação especifica de professores/monitores para atuar na perspectiva pedagógica almejada foi o principal desafio para que o projeto alcançasse as suas metas. |
id |
UFG-4_3561585aeb0be38701eebd8d1de43c42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/23706 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRADeficientes intelectuais. Capoeira. Ensino-aprendizagem. ProtagonismoEducação Física e inclusão Resumo Analisa o protagonismo de deficientes intelectuais no processo de ensino-aprendizagem da capoeira em um projeto de extensão universitária. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e, no processo de análise, utiliza dados produzidos por diferentes fontes, como observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro iconográfico. A análise dos dados demonstra que o projeto focalizou as suas ações nas figuras do aprender valorizadas pelos deficientes intelectuais, que se evidenciaram, sobretudo, nos aspectos rítmicos e musicais da capoeira e na solidariedade. A falta de formação especifica de professores/monitores para atuar na perspectiva pedagógica almejada foi o principal desafio para que o projeto alcançasse as suas metas. Universidade Federal de Goiás2014-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2370610.5216/rpp.v17i1.23706Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/23706/16399Mello, André da Silvados Santos, WagnerRodrigues, Laís AlbuquerqueSantos, Renata de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:26:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/23706Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:55.494265Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA |
title |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA |
spellingShingle |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA Mello, André da Silva Deficientes intelectuais. Capoeira. Ensino-aprendizagem. Protagonismo Educação Física e inclusão |
title_short |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA |
title_full |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA |
title_fullStr |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA |
title_full_unstemmed |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA |
title_sort |
O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA |
author |
Mello, André da Silva |
author_facet |
Mello, André da Silva dos Santos, Wagner Rodrigues, Laís Albuquerque Santos, Renata de Souza |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Wagner Rodrigues, Laís Albuquerque Santos, Renata de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, André da Silva dos Santos, Wagner Rodrigues, Laís Albuquerque Santos, Renata de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficientes intelectuais. Capoeira. Ensino-aprendizagem. Protagonismo Educação Física e inclusão |
topic |
Deficientes intelectuais. Capoeira. Ensino-aprendizagem. Protagonismo Educação Física e inclusão |
description |
Resumo Analisa o protagonismo de deficientes intelectuais no processo de ensino-aprendizagem da capoeira em um projeto de extensão universitária. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e, no processo de análise, utiliza dados produzidos por diferentes fontes, como observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro iconográfico. A análise dos dados demonstra que o projeto focalizou as suas ações nas figuras do aprender valorizadas pelos deficientes intelectuais, que se evidenciaram, sobretudo, nos aspectos rítmicos e musicais da capoeira e na solidariedade. A falta de formação especifica de professores/monitores para atuar na perspectiva pedagógica almejada foi o principal desafio para que o projeto alcançasse as suas metas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23706 10.5216/rpp.v17i1.23706 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23706 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i1.23706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23706/16399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857468428288 |