As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Simone Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Lisandra Oliveira e, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117
Resumo: A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR   Resumo A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar. Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil   THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Abstract The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment. Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective   LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR  Resumen La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar. Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva Juvenil
id UFG-4_46d5e58c38421ab48d8d50c3539c15e9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54117
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação FísicaEducação FísicaEnsino MédioGrupo de DiscussãoPerspectiva JuvenilA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR   Resumo A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar. Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil   THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Abstract The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment. Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective   LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR  Resumen La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar. Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva JuvenilUniversidade Federal de Goiás2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5411710.5216/rpp.v23.54117Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117/34755Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Simone SantosSilva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2021-03-02T15:27:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54117Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:25.970091Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
title As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
spellingShingle As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
Kuhn, Simone Santos
Educação Física
Ensino Médio
Grupo de Discussão
Perspectiva Juvenil
title_short As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
title_full As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
title_fullStr As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
title_sort As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
author Kuhn, Simone Santos
author_facet Kuhn, Simone Santos
Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Simone Santos
Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino Médio
Grupo de Discussão
Perspectiva Juvenil
topic Educação Física
Ensino Médio
Grupo de Discussão
Perspectiva Juvenil
description A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR   Resumo A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar. Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil   THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Abstract The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment. Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective   LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR  Resumen La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar. Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva Juvenil
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117
10.5216/rpp.v23.54117
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v23.54117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117/34755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)
Pensar a Prática; v. 23 (2020)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859225841664