As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117 |
Resumo: | A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Resumo A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar. Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Abstract The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment. Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR Resumen La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar. Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva Juvenil |
id |
UFG-4_46d5e58c38421ab48d8d50c3539c15e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54117 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação FísicaEducação FísicaEnsino MédioGrupo de DiscussãoPerspectiva JuvenilA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Resumo A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar. Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Abstract The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment. Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR Resumen La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar. Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva JuvenilUniversidade Federal de Goiás2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5411710.5216/rpp.v23.54117Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117/34755Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Simone SantosSilva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2021-03-02T15:27:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54117Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:25.970091Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física |
title |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física Kuhn, Simone Santos Educação Física Ensino Médio Grupo de Discussão Perspectiva Juvenil |
title_short |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física |
title_full |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física |
title_sort |
As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física |
author |
Kuhn, Simone Santos |
author_facet |
Kuhn, Simone Santos Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Simone Santos Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino Médio Grupo de Discussão Perspectiva Juvenil |
topic |
Educação Física Ensino Médio Grupo de Discussão Perspectiva Juvenil |
description |
A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Resumo A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar. Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Abstract The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment. Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR Resumen La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar. Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva Juvenil |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117 10.5216/rpp.v23.54117 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v23.54117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117/34755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 23 (2020) Pensar a Prática; v. 23 (2020) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859225841664 |