ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34854 |
Resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação de professores de Educação Física (EF), ao longo das últimas três décadas, vem passando por transformações no sentido de fortalecer esta etapa da formação inicial, aproximando o acadêmico de seu futuro campo profissional e do cotidiano docente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi, por meio de uma análise documental, apresentar e discutir as principais leis que sustentam e subsidiam o ECS na formação de professores de EF no Brasil, a partir da Resolução CFE 03/1987. No campo burocrático e documental, constataram-se avanços importantes que favoreceram a organização e estruturação do ECS como um momento fundamental no processo de ensino e aprendizagem na formação dos futuros professores de EF. |
id |
UFG-4_81668e83afa4d0dd524c9fefad15fe5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34854 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987LegislaçãoEstágio Curricular SupervisionadoEducação FísicaLicenciatura.O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação de professores de Educação Física (EF), ao longo das últimas três décadas, vem passando por transformações no sentido de fortalecer esta etapa da formação inicial, aproximando o acadêmico de seu futuro campo profissional e do cotidiano docente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi, por meio de uma análise documental, apresentar e discutir as principais leis que sustentam e subsidiam o ECS na formação de professores de EF no Brasil, a partir da Resolução CFE 03/1987. No campo burocrático e documental, constataram-se avanços importantes que favoreceram a organização e estruturação do ECS como um momento fundamental no processo de ensino e aprendizagem na formação dos futuros professores de EF.Universidade Federal de Goiás2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3485410.5216/rpp.v19i1.34854Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/34854/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Júnior, Arestides Pereira daFlores, Patric PaludettBisconsini, Camila RinaldiBarbosa Anversa, Ana LuízaBássoli de Oliveira, Amauri Aparecido2016-07-04T13:54:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34854Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:05.896428Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 |
title |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 |
spellingShingle |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 Silva Júnior, Arestides Pereira da Legislação Estágio Curricular Supervisionado Educação Física Licenciatura. |
title_short |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 |
title_full |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 |
title_fullStr |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 |
title_sort |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFE 03/1987 |
author |
Silva Júnior, Arestides Pereira da |
author_facet |
Silva Júnior, Arestides Pereira da Flores, Patric Paludett Bisconsini, Camila Rinaldi Barbosa Anversa, Ana Luíza Bássoli de Oliveira, Amauri Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Patric Paludett Bisconsini, Camila Rinaldi Barbosa Anversa, Ana Luíza Bássoli de Oliveira, Amauri Aparecido |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Arestides Pereira da Flores, Patric Paludett Bisconsini, Camila Rinaldi Barbosa Anversa, Ana Luíza Bássoli de Oliveira, Amauri Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Legislação Estágio Curricular Supervisionado Educação Física Licenciatura. |
topic |
Legislação Estágio Curricular Supervisionado Educação Física Licenciatura. |
description |
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação de professores de Educação Física (EF), ao longo das últimas três décadas, vem passando por transformações no sentido de fortalecer esta etapa da formação inicial, aproximando o acadêmico de seu futuro campo profissional e do cotidiano docente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi, por meio de uma análise documental, apresentar e discutir as principais leis que sustentam e subsidiam o ECS na formação de professores de EF no Brasil, a partir da Resolução CFE 03/1987. No campo burocrático e documental, constataram-se avanços importantes que favoreceram a organização e estruturação do ECS como um momento fundamental no processo de ensino e aprendizagem na formação dos futuros professores de EF. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34854 10.5216/rpp.v19i1.34854 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34854 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i1.34854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34854/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857975939072 |