Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081 |
Resumo: | A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar. |
id |
UFG-4_b23d1cb396b54fabfaabd2cc30535457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51081 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportivaADCEducação físicaEscol. Esporte.A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar.Universidade Federal de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5108110.5216/rpp.v22.51081Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081/32910Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fábio Soares daRodrigues, Janete de Páscoados Santos, Andreia Mendes2020-02-27T14:18:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51081Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:22.484267Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva |
title |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva |
spellingShingle |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva Costa, Fábio Soares da ADC Educação física Escol . Esporte. |
title_short |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva |
title_full |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva |
title_fullStr |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva |
title_sort |
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva |
author |
Costa, Fábio Soares da |
author_facet |
Costa, Fábio Soares da Rodrigues, Janete de Páscoa dos Santos, Andreia Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Janete de Páscoa dos Santos, Andreia Mendes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fábio Soares da Rodrigues, Janete de Páscoa dos Santos, Andreia Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADC Educação física Escol . Esporte. |
topic |
ADC Educação física Escol . Esporte. |
description |
A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081 10.5216/rpp.v22.51081 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081/32910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859153489920 |