Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fábio Soares da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Janete de Páscoa, dos Santos, Andreia Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081
Resumo: A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar.
id UFG-4_b23d1cb396b54fabfaabd2cc30535457
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51081
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportivaADCEducação físicaEscol. Esporte.A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar.Universidade Federal de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5108110.5216/rpp.v22.51081Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081/32910Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fábio Soares daRodrigues, Janete de Páscoados Santos, Andreia Mendes2020-02-27T14:18:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51081Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:22.484267Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
title Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
spellingShingle Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
Costa, Fábio Soares da
ADC
Educação física
Escol
. Esporte.
title_short Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
title_full Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
title_fullStr Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
title_full_unstemmed Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
title_sort Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
author Costa, Fábio Soares da
author_facet Costa, Fábio Soares da
Rodrigues, Janete de Páscoa
dos Santos, Andreia Mendes
author_role author
author2 Rodrigues, Janete de Páscoa
dos Santos, Andreia Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fábio Soares da
Rodrigues, Janete de Páscoa
dos Santos, Andreia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv ADC
Educação física
Escol
. Esporte.
topic ADC
Educação física
Escol
. Esporte.
description A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081
10.5216/rpp.v22.51081
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081/32910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859153489920