SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Tiago Lepre
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Campos, Douglas Aparecido de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285
Resumo: ResumoO estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos.
id UFG-4_bd6ce69ce75e57fd4019bbd34d10a0b8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48285
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSORViolência. Educação Física. Professor.Violence. Physical Education. Teacher.Violencia. Educación Física. Profesor.Violência na Educação Física EscolarResumoO estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4828510.5216/rpp.v21i4.48285Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Tiago LepreCampos, Douglas Aparecido de2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48285Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:19.567981Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
title SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
spellingShingle SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Mello, Tiago Lepre
Violência. Educação Física. Professor.
Violence. Physical Education. Teacher.
Violencia. Educación Física. Profesor.
Violência na Educação Física Escolar
title_short SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
title_full SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
title_fullStr SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
title_full_unstemmed SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
title_sort SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
author Mello, Tiago Lepre
author_facet Mello, Tiago Lepre
Campos, Douglas Aparecido de
author_role author
author2 Campos, Douglas Aparecido de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Tiago Lepre
Campos, Douglas Aparecido de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência. Educação Física. Professor.
Violence. Physical Education. Teacher.
Violencia. Educación Física. Profesor.
Violência na Educação Física Escolar
topic Violência. Educação Física. Professor.
Violence. Physical Education. Teacher.
Violencia. Educación Física. Profesor.
Violência na Educação Física Escolar
description ResumoO estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285
10.5216/rpp.v21i4.48285
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i4.48285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858831577088