SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285 |
Resumo: | ResumoO estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos. |
id |
UFG-4_bd6ce69ce75e57fd4019bbd34d10a0b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48285 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSORViolência. Educação Física. Professor.Violence. Physical Education. Teacher.Violencia. Educación Física. Profesor.Violência na Educação Física EscolarResumoO estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4828510.5216/rpp.v21i4.48285Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Tiago LepreCampos, Douglas Aparecido de2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48285Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:19.567981Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
title |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
spellingShingle |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR Mello, Tiago Lepre Violência. Educação Física. Professor. Violence. Physical Education. Teacher. Violencia. Educación Física. Profesor. Violência na Educação Física Escolar |
title_short |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
title_full |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
title_fullStr |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
title_sort |
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
author |
Mello, Tiago Lepre |
author_facet |
Mello, Tiago Lepre Campos, Douglas Aparecido de |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Douglas Aparecido de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Tiago Lepre Campos, Douglas Aparecido de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência. Educação Física. Professor. Violence. Physical Education. Teacher. Violencia. Educación Física. Profesor. Violência na Educação Física Escolar |
topic |
Violência. Educação Física. Professor. Violence. Physical Education. Teacher. Violencia. Educación Física. Profesor. Violência na Educação Física Escolar |
description |
ResumoO estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285 10.5216/rpp.v21i4.48285 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i4.48285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858831577088 |