A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morato, Márcio Pereira, Gutierrez, Gustavo Luis, Alves, Maria Luíza Tanure
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682
Resumo: Este estudo buscou analisar a participação de alunos cegos e com baixa visão em aulas de Educação Física. A coleta de dados contou com aplicação de questionário a 50 jovens praticantes de goalball (27 meninas), com idade entre 13 e 19 anos. Os achados apontaram acentuada redução da participação nas aulas de Educação Física na Rede Regular na medida em que aumentava a limitação visual. As principais barreiras destacadas foram: a falta de colaboração dos colegas, o medo de se machucar, a falta de capacitação dos professores. A prática de modalidades paralímpicas foi predominante nas Instituições de ensino especializado, enquanto que na Rede Regular somente modalidades coletivas convencionais eram praticadas. Tal cenário, portanto, não corresponde ao ideal de inclusão educacional.
id UFG-4_cbc60de6e4f81bc4e03c780dfe268b3d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51682
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadasTranstornos da Visão. Exercício. Educação Física e TreinamentoEste estudo buscou analisar a participação de alunos cegos e com baixa visão em aulas de Educação Física. A coleta de dados contou com aplicação de questionário a 50 jovens praticantes de goalball (27 meninas), com idade entre 13 e 19 anos. Os achados apontaram acentuada redução da participação nas aulas de Educação Física na Rede Regular na medida em que aumentava a limitação visual. As principais barreiras destacadas foram: a falta de colaboração dos colegas, o medo de se machucar, a falta de capacitação dos professores. A prática de modalidades paralímpicas foi predominante nas Instituições de ensino especializado, enquanto que na Rede Regular somente modalidades coletivas convencionais eram praticadas. Tal cenário, portanto, não corresponde ao ideal de inclusão educacional.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5168210.5216/rpp.v22.51682Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682/32999Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Otávio Luis Piva da CunhaMorato, Márcio PereiraGutierrez, Gustavo LuisAlves, Maria Luíza Tanure2020-02-27T15:54:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51682Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.383753Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
title A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
spellingShingle A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha
Transtornos da Visão. Exercício. Educação Física e Treinamento
title_short A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
title_full A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
title_fullStr A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
title_full_unstemmed A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
title_sort A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
author Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha
author_facet Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha
Morato, Márcio Pereira
Gutierrez, Gustavo Luis
Alves, Maria Luíza Tanure
author_role author
author2 Morato, Márcio Pereira
Gutierrez, Gustavo Luis
Alves, Maria Luíza Tanure
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha
Morato, Márcio Pereira
Gutierrez, Gustavo Luis
Alves, Maria Luíza Tanure
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos da Visão. Exercício. Educação Física e Treinamento
topic Transtornos da Visão. Exercício. Educação Física e Treinamento
description Este estudo buscou analisar a participação de alunos cegos e com baixa visão em aulas de Educação Física. A coleta de dados contou com aplicação de questionário a 50 jovens praticantes de goalball (27 meninas), com idade entre 13 e 19 anos. Os achados apontaram acentuada redução da participação nas aulas de Educação Física na Rede Regular na medida em que aumentava a limitação visual. As principais barreiras destacadas foram: a falta de colaboração dos colegas, o medo de se machucar, a falta de capacitação dos professores. A prática de modalidades paralímpicas foi predominante nas Instituições de ensino especializado, enquanto que na Rede Regular somente modalidades coletivas convencionais eram praticadas. Tal cenário, portanto, não corresponde ao ideal de inclusão educacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682
10.5216/rpp.v22.51682
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682/32999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859172364288