A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682 |
Resumo: | Este estudo buscou analisar a participação de alunos cegos e com baixa visão em aulas de Educação Física. A coleta de dados contou com aplicação de questionário a 50 jovens praticantes de goalball (27 meninas), com idade entre 13 e 19 anos. Os achados apontaram acentuada redução da participação nas aulas de Educação Física na Rede Regular na medida em que aumentava a limitação visual. As principais barreiras destacadas foram: a falta de colaboração dos colegas, o medo de se machucar, a falta de capacitação dos professores. A prática de modalidades paralímpicas foi predominante nas Instituições de ensino especializado, enquanto que na Rede Regular somente modalidades coletivas convencionais eram praticadas. Tal cenário, portanto, não corresponde ao ideal de inclusão educacional. |
id |
UFG-4_cbc60de6e4f81bc4e03c780dfe268b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51682 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadasTranstornos da Visão. Exercício. Educação Física e TreinamentoEste estudo buscou analisar a participação de alunos cegos e com baixa visão em aulas de Educação Física. A coleta de dados contou com aplicação de questionário a 50 jovens praticantes de goalball (27 meninas), com idade entre 13 e 19 anos. Os achados apontaram acentuada redução da participação nas aulas de Educação Física na Rede Regular na medida em que aumentava a limitação visual. As principais barreiras destacadas foram: a falta de colaboração dos colegas, o medo de se machucar, a falta de capacitação dos professores. A prática de modalidades paralímpicas foi predominante nas Instituições de ensino especializado, enquanto que na Rede Regular somente modalidades coletivas convencionais eram praticadas. Tal cenário, portanto, não corresponde ao ideal de inclusão educacional.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5168210.5216/rpp.v22.51682Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682/32999Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Otávio Luis Piva da CunhaMorato, Márcio PereiraGutierrez, Gustavo LuisAlves, Maria Luíza Tanure2020-02-27T15:54:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51682Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.383753Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas |
title |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas |
spellingShingle |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha Transtornos da Visão. Exercício. Educação Física e Treinamento |
title_short |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas |
title_full |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas |
title_fullStr |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas |
title_full_unstemmed |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas |
title_sort |
A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas |
author |
Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha |
author_facet |
Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha Morato, Márcio Pereira Gutierrez, Gustavo Luis Alves, Maria Luíza Tanure |
author_role |
author |
author2 |
Morato, Márcio Pereira Gutierrez, Gustavo Luis Alves, Maria Luíza Tanure |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Otávio Luis Piva da Cunha Morato, Márcio Pereira Gutierrez, Gustavo Luis Alves, Maria Luíza Tanure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtornos da Visão. Exercício. Educação Física e Treinamento |
topic |
Transtornos da Visão. Exercício. Educação Física e Treinamento |
description |
Este estudo buscou analisar a participação de alunos cegos e com baixa visão em aulas de Educação Física. A coleta de dados contou com aplicação de questionário a 50 jovens praticantes de goalball (27 meninas), com idade entre 13 e 19 anos. Os achados apontaram acentuada redução da participação nas aulas de Educação Física na Rede Regular na medida em que aumentava a limitação visual. As principais barreiras destacadas foram: a falta de colaboração dos colegas, o medo de se machucar, a falta de capacitação dos professores. A prática de modalidades paralímpicas foi predominante nas Instituições de ensino especializado, enquanto que na Rede Regular somente modalidades coletivas convencionais eram praticadas. Tal cenário, portanto, não corresponde ao ideal de inclusão educacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682 10.5216/rpp.v22.51682 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51682/32999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859172364288 |