Memory and childhood revisited by Bartolomeu Campos de Queirós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Alves, Cássia Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Telma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/57636
Resumo: This article aims to analyze important aspects about the memory in Indez, in Ler, escrever e fazer conta de cabeça and the story “Foram muitos, os professores” by Bartolomeu Campos de Queirós. In memorialistic source narratives rescued miner author period of childhood lived among the cities of Papagaios and Pitangui. We analyze the concepts about memory and relate to events in which the author recounts his childhood experiences rescued from memory to produce writing your family history and the community in which he lived, producing at the time of writing, a rereading of those events of the past.
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spelling Memory and childhood revisited by Bartolomeu Campos de QueirósLa memoria y la niñez revisitada por Bartolomeu Campos de QueirósA memória e a infância revisitada por Bartolomeu Campos de QueirósBartolomeu Campos de QueirósMemoryChildhoodBartolomeu Campos de QueirósMemoriaNiñezBartolomeu Campos de QueirósMemóriaInfânciaThis article aims to analyze important aspects about the memory in Indez, in Ler, escrever e fazer conta de cabeça and the story “Foram muitos, os professores” by Bartolomeu Campos de Queirós. In memorialistic source narratives rescued miner author period of childhood lived among the cities of Papagaios and Pitangui. We analyze the concepts about memory and relate to events in which the author recounts his childhood experiences rescued from memory to produce writing your family history and the community in which he lived, producing at the time of writing, a rereading of those events of the past.Este articulo analiza aspectos importantes sobre la memoria en Indez, Ler, escrever e fazer conta de cabeça y en la historia “Foram muitos, os professores,” de Bartolomeu Campos de Queirós. De origen memorialista las narrativas rescatan el período de la niñez del autor vivida entre las ciudades de Papagaios y Pitanguí. Se analizan los conceptos acerca de la memoria y la relacionamos con los eventos en los que el autor relata sus experiencias de la niñez rescatados de la memoria para producir la escritura de su historia familiar y la comunidad en la que vivía produciendo una nueva lectura de los acontecimientos del pasado.Este artigo visa a analisar aspectos importantes acerca da memória em Indez, em Ler, escrever e fazer conta de cabeça e no conto “Foram muitos, os professores,” de Bartolomeu Campos de Queirós. De natureza memorialística, as narrativas resgatam o período da infância do autor mineiro vivida entre as cidades de Papagaios e Pitangui. Analisamos os conceitos relacionados à Memória e aos eventos narrados pelo autor, os quais tratam de suas experiências de infância, resgatadas para produzir a escrita da sua história familiar e da coletividade em que vivia, produzindo, no tempo da escrita, uma releitura desses eventos do passado.Universidade Federal de Goiás2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/5763610.5216/sig.v32.57636Signótica; Vol. 32 (2020); e57636Signótica; v. 32 (2020); e576362316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/57636/34321Copyright (c) 2020 Signóticahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Alves, Cássia ReginaBorges, Telma2023-10-04T17:58:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/57636Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:25.584228Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
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