O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves Bortolanza, Ana Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves Farias, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19887
Resumo: A leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social.  Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da leitura na formação do professor de língua materna, em contextos escolares.  O artigo foi desenvolvido em três tópicos: o primeiro, aborda a formação inicial de professores para o ensino da leitura, e o professor como agente organizador no processo de mediação da leitura. O segundo tópico trata da leitura como objeto de ensino, focalizando concepções e práticas de ensino de leitura, no âmbito do curso de Letras. No terceiro e último tópico são apresentadas práticas e perspectivas de formação de professores-leitores na universidade, com foco no professor como organizador das práticas educativas de leitura de leitura em sala de aula. Nas considerações finais, conclui-se com uma breve reflexão sobre a temática que dá corpo a este artigo: o papel da leitura na formação do professor. Os autores que subsidiaram este estudo foram Benevides (2006); Carvalho (2002); Contreras (2002); Côrrea (2001); Dalvi; Kleiman (1989; 2001); Orlandi (1988).  
id UFG-9_1b8c83fedb4eb4efeadb8988b4d27dd1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19887
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVASA leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social.  Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da leitura na formação do professor de língua materna, em contextos escolares.  O artigo foi desenvolvido em três tópicos: o primeiro, aborda a formação inicial de professores para o ensino da leitura, e o professor como agente organizador no processo de mediação da leitura. O segundo tópico trata da leitura como objeto de ensino, focalizando concepções e práticas de ensino de leitura, no âmbito do curso de Letras. No terceiro e último tópico são apresentadas práticas e perspectivas de formação de professores-leitores na universidade, com foco no professor como organizador das práticas educativas de leitura de leitura em sala de aula. Nas considerações finais, conclui-se com uma breve reflexão sobre a temática que dá corpo a este artigo: o papel da leitura na formação do professor. Os autores que subsidiaram este estudo foram Benevides (2006); Carvalho (2002); Contreras (2002); Côrrea (2001); Dalvi; Kleiman (1989; 2001); Orlandi (1988).  Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1988710.5216/rpp.v10i2.19887Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves Bortolanza, Ana MariaAlves Farias, Sandra2018-07-24T12:52:27ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
title O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
spellingShingle O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
Esteves Bortolanza, Ana Maria
title_short O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
title_full O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
title_fullStr O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
title_sort O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
author Esteves Bortolanza, Ana Maria
author_facet Esteves Bortolanza, Ana Maria
Alves Farias, Sandra
author_role author
author2 Alves Farias, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves Bortolanza, Ana Maria
Alves Farias, Sandra
description A leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social.  Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da leitura na formação do professor de língua materna, em contextos escolares.  O artigo foi desenvolvido em três tópicos: o primeiro, aborda a formação inicial de professores para o ensino da leitura, e o professor como agente organizador no processo de mediação da leitura. O segundo tópico trata da leitura como objeto de ensino, focalizando concepções e práticas de ensino de leitura, no âmbito do curso de Letras. No terceiro e último tópico são apresentadas práticas e perspectivas de formação de professores-leitores na universidade, com foco no professor como organizador das práticas educativas de leitura de leitura em sala de aula. Nas considerações finais, conclui-se com uma breve reflexão sobre a temática que dá corpo a este artigo: o papel da leitura na formação do professor. Os autores que subsidiaram este estudo foram Benevides (2006); Carvalho (2002); Contreras (2002); Côrrea (2001); Dalvi; Kleiman (1989; 2001); Orlandi (1988).  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19887
10.5216/rpp.v10i2.19887
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19887
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v10i2.19887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329303990272