O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19887 |
Resumo: | A leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social. Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da leitura na formação do professor de língua materna, em contextos escolares. O artigo foi desenvolvido em três tópicos: o primeiro, aborda a formação inicial de professores para o ensino da leitura, e o professor como agente organizador no processo de mediação da leitura. O segundo tópico trata da leitura como objeto de ensino, focalizando concepções e práticas de ensino de leitura, no âmbito do curso de Letras. No terceiro e último tópico são apresentadas práticas e perspectivas de formação de professores-leitores na universidade, com foco no professor como organizador das práticas educativas de leitura de leitura em sala de aula. Nas considerações finais, conclui-se com uma breve reflexão sobre a temática que dá corpo a este artigo: o papel da leitura na formação do professor. Os autores que subsidiaram este estudo foram Benevides (2006); Carvalho (2002); Contreras (2002); Côrrea (2001); Dalvi; Kleiman (1989; 2001); Orlandi (1988). |
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