APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10550 |
Resumo: | O presente estudo faz uma investigação sobre o processo de apropriação das normas escolares pelas crianças de 4 – 6 anos, partindo das práticas discursivas desencadeadas na dinâmica interativa de educação infantil no município de Catalão – Go. Ao partir do pressuposto de que as relações estabelecidas nas instituições educativas são orientadas por regras que se estabilizam, autorizam e privilegiam certas formas de agir e comportar-se, nossa proposta foi entender os diferentes modos de apropriação e significação dessas normas pelas crianças, ancorando na abordagem histórico-cultural. |
id |
UFG-9_c1330686d0be3ec0fbfda799115e8e0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10550 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL O presente estudo faz uma investigação sobre o processo de apropriação das normas escolares pelas crianças de 4 – 6 anos, partindo das práticas discursivas desencadeadas na dinâmica interativa de educação infantil no município de Catalão – Go. Ao partir do pressuposto de que as relações estabelecidas nas instituições educativas são orientadas por regras que se estabilizam, autorizam e privilegiam certas formas de agir e comportar-se, nossa proposta foi entender os diferentes modos de apropriação e significação dessas normas pelas crianças, ancorando na abordagem histórico-cultural.Universidade Federal de Catalão2006-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1055010.5216/rpp.v3i3e4.10550Poíesis Pedagógica; v. 3 n. 3 e 4 (2006): Poíesis Pedagógica; 126-1432178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10550/7020Sousa, Adriana Oliveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-09T21:45:27Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10550Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2018-07-09T21:45:27Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Sousa, Adriana Oliveira de |
title_short |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
APROPRIAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS NORMAS NA DINÂMICA INTERATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Sousa, Adriana Oliveira de |
author_facet |
Sousa, Adriana Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Adriana Oliveira de |
description |
O presente estudo faz uma investigação sobre o processo de apropriação das normas escolares pelas crianças de 4 – 6 anos, partindo das práticas discursivas desencadeadas na dinâmica interativa de educação infantil no município de Catalão – Go. Ao partir do pressuposto de que as relações estabelecidas nas instituições educativas são orientadas por regras que se estabilizam, autorizam e privilegiam certas formas de agir e comportar-se, nossa proposta foi entender os diferentes modos de apropriação e significação dessas normas pelas crianças, ancorando na abordagem histórico-cultural. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10550 10.5216/rpp.v3i3e4.10550 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10550 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v3i3e4.10550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10550/7020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 3 n. 3 e 4 (2006): Poíesis Pedagógica; 126-143 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033413189632 |