A AULA COMPLEXA: RESULTADOS DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Orlando Fernández
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Puentes, Roberto Valdés
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19995
Resumo: No presente artigo os autores expõem os resultados de um estudo realizado entre 2008 e 2009, em quatro cursos de pós-graduação lato sensu. Tendo em vista a concepção do paradigma complexo, e com base nos dados empíricos coletados, a aula universitária é considerada aqui uma espécie de rizoma didático.  Os resultados confirmam a pressuposição que norteou a pesquisa: as estratégias de aprendizagem devem interagir de maneira diversa com os saberes e habilidades da profissão docente para elevar a satisfação dos alunos. Assim sendo, é possível atingir uma avaliação significativa por parte dos alunos das duas variáveis estudadas: o desempenho docente e o desempenho discente (autocrítica).
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