Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Júlio César
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Anjos, Lúcia Helena Cunha dos, Pereira, Marcos Gervasio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8944
Resumo: O reflorestamento com espécies exóticas de elevada resistência natural a pragas e doenças e com produção de madeira de alta qualidade para fabricação de móveis e construção naval, como a teca (Tectona grandis L.), têm se tornado uma opção rentável ao cultivo em regiões antes consideradas improdutivas. Dessa forma, o estudo foi conduzido com objetivo de avaliar a aptidão e a capacidade de uso das terras da região do Vale do Paraíba Paulista para a implantação de cultivo florestal de teca por meio da Avaliação da Capacidade de Uso e do Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras, sendo utilizados levantamentos geológicos, geomorfológicos, pedológicos, climáticos e de mobilidade, já realizados na região de estudo. A aptidão e a capacidade de uso das terras da região do Vale do Paraíba Paulista indicam que as condições climáticas locais são favoráveis ao cultivo comercial de teca, e que as principais limitações dos solos estão relacionadas à fertilidade, mecanização e susceptibilidade a erosão. Os Cambissolos, Espodossolos e Gleissolos presentes na região não são indicados ao cultivo da espécie por apresentarem características de solos não favoráveis ao plantio. O cultivo deve ser realizado em áreas que apresentam preferencialmente Latossolos seguido de Argissolos, os quais devem ser manejados sob técnicas conservacionistas de caráter vegetativo e mecânico por apresentarem características suscetíveis à degradação. De um modo geral, verificou-se grande similaridade entre as classificações obtidas pelas metodologias utilizadas, sendo necessário, no entanto, conhecimentos interdisciplinares para uma adequada interpretação das características limitantes das terras para o uso agrícola adequado.
id UFGD-10_4b2af39bdb359128bf113beacb9c5e4b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8944
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.Classes de soloflorestaMadeira nobreTeca.O reflorestamento com espécies exóticas de elevada resistência natural a pragas e doenças e com produção de madeira de alta qualidade para fabricação de móveis e construção naval, como a teca (Tectona grandis L.), têm se tornado uma opção rentável ao cultivo em regiões antes consideradas improdutivas. Dessa forma, o estudo foi conduzido com objetivo de avaliar a aptidão e a capacidade de uso das terras da região do Vale do Paraíba Paulista para a implantação de cultivo florestal de teca por meio da Avaliação da Capacidade de Uso e do Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras, sendo utilizados levantamentos geológicos, geomorfológicos, pedológicos, climáticos e de mobilidade, já realizados na região de estudo. A aptidão e a capacidade de uso das terras da região do Vale do Paraíba Paulista indicam que as condições climáticas locais são favoráveis ao cultivo comercial de teca, e que as principais limitações dos solos estão relacionadas à fertilidade, mecanização e susceptibilidade a erosão. Os Cambissolos, Espodossolos e Gleissolos presentes na região não são indicados ao cultivo da espécie por apresentarem características de solos não favoráveis ao plantio. O cultivo deve ser realizado em áreas que apresentam preferencialmente Latossolos seguido de Argissolos, os quais devem ser manejados sob técnicas conservacionistas de caráter vegetativo e mecânico por apresentarem características suscetíveis à degradação. De um modo geral, verificou-se grande similaridade entre as classificações obtidas pelas metodologias utilizadas, sendo necessário, no entanto, conhecimentos interdisciplinares para uma adequada interpretação das características limitantes das terras para o uso agrícola adequado.Editora UFGD2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/894410.30612/agrarian.v12i44.8944Agrarian; v. 12 n. 44 (2019); 182-195Agrarian Journal; Vol. 12 No. 44 (2019); 182-1951984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8944/5323https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8944/5324Copyright (c) 2019 Agrarianinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Júlio CésarAnjos, Lúcia Helena Cunha dosPereira, Marcos Gervasio2019-10-17T10:10:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8944Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2019-10-17T10:10:16Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
title Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
spellingShingle Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
Ribeiro, Júlio César
Classes de solo
floresta
Madeira nobre
Teca.
title_short Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
title_full Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
title_fullStr Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
title_full_unstemmed Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
title_sort Aptidão e capacidade de uso das terras do Vale do Paraíba Paulista para o cultivo de Tectona grandis L.
author Ribeiro, Júlio César
author_facet Ribeiro, Júlio César
Anjos, Lúcia Helena Cunha dos
Pereira, Marcos Gervasio
author_role author
author2 Anjos, Lúcia Helena Cunha dos
Pereira, Marcos Gervasio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Júlio César
Anjos, Lúcia Helena Cunha dos
Pereira, Marcos Gervasio
dc.subject.por.fl_str_mv Classes de solo
floresta
Madeira nobre
Teca.
topic Classes de solo
floresta
Madeira nobre
Teca.
description O reflorestamento com espécies exóticas de elevada resistência natural a pragas e doenças e com produção de madeira de alta qualidade para fabricação de móveis e construção naval, como a teca (Tectona grandis L.), têm se tornado uma opção rentável ao cultivo em regiões antes consideradas improdutivas. Dessa forma, o estudo foi conduzido com objetivo de avaliar a aptidão e a capacidade de uso das terras da região do Vale do Paraíba Paulista para a implantação de cultivo florestal de teca por meio da Avaliação da Capacidade de Uso e do Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras, sendo utilizados levantamentos geológicos, geomorfológicos, pedológicos, climáticos e de mobilidade, já realizados na região de estudo. A aptidão e a capacidade de uso das terras da região do Vale do Paraíba Paulista indicam que as condições climáticas locais são favoráveis ao cultivo comercial de teca, e que as principais limitações dos solos estão relacionadas à fertilidade, mecanização e susceptibilidade a erosão. Os Cambissolos, Espodossolos e Gleissolos presentes na região não são indicados ao cultivo da espécie por apresentarem características de solos não favoráveis ao plantio. O cultivo deve ser realizado em áreas que apresentam preferencialmente Latossolos seguido de Argissolos, os quais devem ser manejados sob técnicas conservacionistas de caráter vegetativo e mecânico por apresentarem características suscetíveis à degradação. De um modo geral, verificou-se grande similaridade entre as classificações obtidas pelas metodologias utilizadas, sendo necessário, no entanto, conhecimentos interdisciplinares para uma adequada interpretação das características limitantes das terras para o uso agrícola adequado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8944
10.30612/agrarian.v12i44.8944
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8944
identifier_str_mv 10.30612/agrarian.v12i44.8944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8944/5323
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8944/5324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Agrarian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Agrarian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 12 n. 44 (2019); 182-195
Agrarian Journal; Vol. 12 No. 44 (2019); 182-195
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205858674835456