Participação do Fórum Municipal de Educação de Dourados na comissão municipal de monitoramento e avaliação do plano municipal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Raquel Blanco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5495
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar a participação do Fórum Municipal de Educação (FME) de Dourados-MS na Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação (CMMA) do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS (PME/Dourados-MS, 2015-2024. Está vinculada à Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O recorte temporal compreende os anos de 2017 a 2021, que, nesse período, por meio do Decreto nº 551, houve a criação do Fórum Municipal de Educação (FME) de Dourados-MS em 2017, com a incumbência especial de monitorar o PME. A metodologia é de abordagem qualitativa, pautada na pesquisa documental, na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo, nesta última por meio de entrevista semiestruturada que foi realizada com 4 sujeitos, a saber: do FME - 1 (um) representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Simted); e da CMMA: 1 (um) representante do Sindicato 23 dos Trabalhadores em Educação do Município (Simted), 1 (uma) Coordenadora do CMMA e 1 (um) secretário executivo do CMMA. Foi possível constatar que a “participação”, desvelou ser um termo com significados na política educacional, cujas concepções advindas de autores que estudam e aprofundam a temática demonstram que é por meio da participação que se avança na luta por uma sociedade mais justa e humana, por uma educação com qualidade socialmente referenciada, aquela que se faz para o ser humano e não para o mercado, para o capital. Participação esta que precisa ir além de tomar parte ou ter parte em algo, ou, ainda, fazer e ser parte de algo ou participar apenas para a sobrevivência ou mesmo espontânea que faz a relação entre os homens ou algo que obriga a cumprir determinações posições e cujos objetivos são individuais e quase nunca coletivos, que apenas seja concedida como exigência do sistema capitalista. E nesses termos, que se destaca com fundamentos nos escritos teóricos desta Dissertação e, principalmente, nas falas dos participantes entrevistados, que o FME está presente e participa, mas dificuldades várias que precisam ser superadas, tais como: a falta de mais posição nas reuniões, a falta de mais encaminhamentos e ações que envolvam a sociedade, principalmente a educacional, com eventos para debater as metas e estratégias do PME, bem como traduzir em pauta principal os resultados sistematizados nos Relatórios de Monitoramento e Avaliação do PME. É o FME um legítimo espaço de participação e precisa fazer jus ao que representa na sociedade e na educação. Contudo, a participação do FME na CMMA na busca por seus direitos ainda não apresenta avanços significativos para um objetivo maior como a conquista de espaços e luta de classe, aquela que tem como fundamento a democracia que vai de encontro com as necessidades da sociedade.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5495Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar a participação do Fórum Municipal de Educação (FME) de Dourados-MS na Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação (CMMA) do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS (PME/Dourados-MS, 2015-2024. Está vinculada à Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O recorte temporal compreende os anos de 2017 a 2021, que, nesse período, por meio do Decreto nº 551, houve a criação do Fórum Municipal de Educação (FME) de Dourados-MS em 2017, com a incumbência especial de monitorar o PME. A metodologia é de abordagem qualitativa, pautada na pesquisa documental, na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo, nesta última por meio de entrevista semiestruturada que foi realizada com 4 sujeitos, a saber: do FME - 1 (um) representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Simted); e da CMMA: 1 (um) representante do Sindicato 23 dos Trabalhadores em Educação do Município (Simted), 1 (uma) Coordenadora do CMMA e 1 (um) secretário executivo do CMMA. Foi possível constatar que a “participação”, desvelou ser um termo com significados na política educacional, cujas concepções advindas de autores que estudam e aprofundam a temática demonstram que é por meio da participação que se avança na luta por uma sociedade mais justa e humana, por uma educação com qualidade socialmente referenciada, aquela que se faz para o ser humano e não para o mercado, para o capital. Participação esta que precisa ir além de tomar parte ou ter parte em algo, ou, ainda, fazer e ser parte de algo ou participar apenas para a sobrevivência ou mesmo espontânea que faz a relação entre os homens ou algo que obriga a cumprir determinações posições e cujos objetivos são individuais e quase nunca coletivos, que apenas seja concedida como exigência do sistema capitalista. E nesses termos, que se destaca com fundamentos nos escritos teóricos desta Dissertação e, principalmente, nas falas dos participantes entrevistados, que o FME está presente e participa, mas dificuldades várias que precisam ser superadas, tais como: a falta de mais posição nas reuniões, a falta de mais encaminhamentos e ações que envolvam a sociedade, principalmente a educacional, com eventos para debater as metas e estratégias do PME, bem como traduzir em pauta principal os resultados sistematizados nos Relatórios de Monitoramento e Avaliação do PME. É o FME um legítimo espaço de participação e precisa fazer jus ao que representa na sociedade e na educação. Contudo, a participação do FME na CMMA na busca por seus direitos ainda não apresenta avanços significativos para um objetivo maior como a conquista de espaços e luta de classe, aquela que tem como fundamento a democracia que vai de encontro com as necessidades da sociedade.This Master's Dissertation aims to analyze the participation of the Municipal Education Forum (FME) of Dourados-MS in the Municipal Commission for Monitoring and Evaluation (CMMA) of the Municipal Education Plan of Dourados-MS (PME/Dourados-MS, 2015- 2024. It is linked to the Education Policy and Management Research Line, of the Graduate Program in Education (PPGEdu), of the Faculty of Education (FAED), of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). from 2017 to 2021, which, in this period, through Decree No. 551, there was the creation of the Municipal Education Forum (FME) of Dourados-MS in 2017, with the special task of monitoring the PME. The methodology is a qualitative approach , based on documentary research, bibliographical research and field research, in the latter through a semi-structured interview that was carried out with 4 subjects, namely: from the FME - 1 (one) representative of the Union of Workers in Education of the Municipality (Simted ); and from the CMMA: 1 (one) representative of the Union 23 of Workers in Education of the Municipality (Simted), 1 (one) Coordinator of the CMMA and 1 (one) executive secretary of the CMMA. It was possible to verify that "participation", revealed to be a term with meanings in educational policy, whose conceptions arising from authors who study and deepen the theme demonstrate that it is through participation that one advances in the struggle for a more just and humane society, for an education with socially referenced quality, one that is made for the human being and not for the market, for capital. Participation that needs to go beyond taking part or having a part in something, or, even, doing and being part of something or participating just for survival or even spontaneously that makes the relationship between men or something that obliges to fulfill determined positions and whose objectives are individual and almost never collective, which is only granted as a requirement of the capitalist system. And in these terms, which stands out based on the theoretical writings of this Dissertation and, mainly, on the speeches of the interviewed participants, that the FME is present and participates, but several difficulties that need to be overcome, such as: the lack of more position in the meetings , the lack of more referrals and actions involving society, especially education, with events to discuss the PME's goals and strategies, as well as translating the results systematized in the PME's Monitoring and Evaluation Reports into the main agenda. The FME is a legitimate space for participation and needs to live up to what it represents in society and education. However, the participation of the FME in the CMMA in the search for its rights still does not show advances towards a greater objective such as the conquest of spaces and class struggle, which is based on democracy that meets the needs of society.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-03T15:25:44Z No. of bitstreams: 1 RaquelBlancoAquino.pdf: 6587488 bytes, checksum: e83ef857c7a0b923b0fb91c1a8cddf79 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-03T15:25:44Z (GMT). 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