A Metaficção historiográfica em O Outro pé da sereia, de Mia Couto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Katia Cilene Duarte da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1548
Resumo: Esta pesquisa observa como a metaficção historiográfica se faz presente no romance O outro pé da sereia (2006), de Mia Couto. Em um primeiro momento, trazemos a biografia do escritor, suas principais obras, suas peculiaridades, dentre elas, a criatividade linguística, com a utilização do neologismo; a temática da história de Moçambique, da guerra e a inserção do questionamento sobre uma possível identidade africana, misturada à tradição cultural e a modernidade, bem como a recepção crítica do romance em questão. Posteriormente, abrimos espaço para a categoria literária, realismo maravilhoso, a qual é muito utilizada pelo escritor e é um elemento da metaficção historiográfica. Para isso, lançamos mãos de alguns pesquisadores como, Todorov, Chiampi e Carpentier. No último capítulo, abordaremos as teorias sobre a relação entre literatura e história, utilizamos dos estudos de Aristóteles, Esteves; o romance histórico de Lukács e a metaficção historiográfica, de Linda Hutcheon. Analisamos o romance O outro pé da sereia, a fim de relacioná-lo com a teoria estudada, juntamente com a sua descrição e sua recepção crítica. Por fim, acreditamos que a presença da metaficção historiográfica é visível no romance e contribui para um processo de reavaliação da identidade do país, pois promove uma reflexão e uma contestação acerca de conceitos e princípios ainda não concluídos ou construídos.
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Em um primeiro momento, trazemos a biografia do escritor, suas principais obras, suas peculiaridades, dentre elas, a criatividade linguística, com a utilização do neologismo; a temática da história de Moçambique, da guerra e a inserção do questionamento sobre uma possível identidade africana, misturada à tradição cultural e a modernidade, bem como a recepção crítica do romance em questão. Posteriormente, abrimos espaço para a categoria literária, realismo maravilhoso, a qual é muito utilizada pelo escritor e é um elemento da metaficção historiográfica. Para isso, lançamos mãos de alguns pesquisadores como, Todorov, Chiampi e Carpentier. No último capítulo, abordaremos as teorias sobre a relação entre literatura e história, utilizamos dos estudos de Aristóteles, Esteves; o romance histórico de Lukács e a metaficção historiográfica, de Linda Hutcheon. Analisamos o romance O outro pé da sereia, a fim de relacioná-lo com a teoria estudada, juntamente com a sua descrição e sua recepção crítica. Por fim, acreditamos que a presença da metaficção historiográfica é visível no romance e contribui para um processo de reavaliação da identidade do país, pois promove uma reflexão e uma contestação acerca de conceitos e princípios ainda não concluídos ou construídos.Esta investigación analiza como la metaficción historiográfica está presente en la novela O outro pé da sereia (2006), Mia Couto. Al principio, traemos la biografía del escritor, sus obras más importantes, sus peculiaridades, entre ellas, la creatividad lingüística, al utilizar el neologismo; el tema de la historia de Mozambique, la guerra y la inclusión de la cuestión de una posible identidad africana, mezclada con la tradición y la modernidad cultural, además de la recepción crítica de la novela en cuestión. Dejamos espacio, todavía, para la categoría literaria realismo fantástico, ya que es ampliamente utilizada por el escritor y es un elemento de la metaficción historiográfica. Para ello, lanzamos manos de algunos investigadores, tales como: Todorov, Chiampi y Carpentier. En el último capítulo, se discuten las teorías sobre la relación entre la literatura y la historia, por medio de los estudios de Aristóteles, Esteves; la novela histórica de Lukács y la metaficción historiográfica de Linda Hutcheon. Hemos analizado la novela O outro pé da sereia para relacionarla con la teoría estudiada junto con su descripción y su recepción crítica. Por último, se cree que la presencia de la metaficción historiográfica es visible en la novela y contribuye al proceso de revaloración de la identidad de un país, ya que promueve la reflexión y un reto acerca de los conceptos y principios que no hayan concluido o construidos.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-26T18:36:25Z No. of bitstreams: 1 KatiaCileneDuartedaCruz.pdf: 582009 bytes, checksum: 0299500998570e871f1630809ace657b (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-26T18:36:25Z (GMT). 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