Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558 |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa ―Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber‖ do PPGLetras-UFGD e à pesquisa ―Literatura, imaginário e sociedade: uma trama de relações‖. Tomando como referência o fato de que as obras de alguns músicos brasileiros relevantes, surgidos nos anos 1960 e 1970, do século XX, têm sido reconhecidas por estudiosos dessa produção como sendo de orientação intertextual e inter/multi-midiática, abordaremos a criação autoral de Raul Seixas - cantor e compositor de grande representatividade para certo setor da música popular brasileira das últimas décadas, bem como para o público ouvinte, a partir de um recorte a ser feito em sua obra, o qual levará em conta os processos de hibridação de elementos presentes nas letras de suas canções. Não se trata, aqui, apenas, de esclarecer ou aprofundar pesquisas (já existentes) sobre o caráter multimidiático e polivalente dessa criação, mas de apontar, no imaginário pessoal do autor, a presença de elementos oriundos de fontes diversificadas. Tais elementos vão desde o popular, passando pelo folclórico, pelo tradicional e pelo ―brega‖, até as práticas ―antropofágicas‖ de importações e aclimatações de elementos estrangeiros, que marcam parte do processo criativo de Seixas em suas diversas fases. Propomos discutir o hibridismo e a intertextualidade nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho, tendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) e Sant'anna (1985). Para o desenvolvimento deste estudo, foram efetuadas pesquisas, por meio do levantamento de material bibliográfico, com o objetivo de destacar o caráter híbrido nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui de forma enriquecedora para a fortuna crítica das pesquisas relacionadas aos estudos interartes. |
id |
UFGD-2_d6d16f08ac6756110d3afd39911b2987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4558 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Suttana, Renato Nésiohttp://lattes.cnpq.br/4039751287219752Oliveira, Paulo Custódio dehttp://lattes.cnpq.br/0359420143341199Santos, Rosana Cristina Zanelattohttp://lattes.cnpq.br/2002228440264598Fernandes, Célia Regina Deláciohttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192http://lattes.cnpq.br/9502253000078708Mahl, Adriane Aparecida de Souza2021-07-05T13:33:21Z2021-07-05T13:33:21Z2020-05-29MAHL, Adriane Aparecida de Souza. Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa ―Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber‖ do PPGLetras-UFGD e à pesquisa ―Literatura, imaginário e sociedade: uma trama de relações‖. Tomando como referência o fato de que as obras de alguns músicos brasileiros relevantes, surgidos nos anos 1960 e 1970, do século XX, têm sido reconhecidas por estudiosos dessa produção como sendo de orientação intertextual e inter/multi-midiática, abordaremos a criação autoral de Raul Seixas - cantor e compositor de grande representatividade para certo setor da música popular brasileira das últimas décadas, bem como para o público ouvinte, a partir de um recorte a ser feito em sua obra, o qual levará em conta os processos de hibridação de elementos presentes nas letras de suas canções. Não se trata, aqui, apenas, de esclarecer ou aprofundar pesquisas (já existentes) sobre o caráter multimidiático e polivalente dessa criação, mas de apontar, no imaginário pessoal do autor, a presença de elementos oriundos de fontes diversificadas. Tais elementos vão desde o popular, passando pelo folclórico, pelo tradicional e pelo ―brega‖, até as práticas ―antropofágicas‖ de importações e aclimatações de elementos estrangeiros, que marcam parte do processo criativo de Seixas em suas diversas fases. Propomos discutir o hibridismo e a intertextualidade nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho, tendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) e Sant'anna (1985). Para o desenvolvimento deste estudo, foram efetuadas pesquisas, por meio do levantamento de material bibliográfico, com o objetivo de destacar o caráter híbrido nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui de forma enriquecedora para a fortuna crítica das pesquisas relacionadas aos estudos interartes.La presente investigación se vincula a la línea de investigación Literatura, Cultura y Fronteras del Saber y a la investigación ―Literatura, imaginario y sociedad: una trama de relaciones‖. Tomando como referencia el hecho de que las obras de algunos músicos brasileños relevantes, surgidos los años 1960 y 1970 del siglo XX, han sido reconocidas por estudiosos desala producción como siendo de orientación intertextual e inter/multi-mediática, el objetivo de la presente investigación es abordar la creación autoral de Raul Seixas - cantante y compositor de gran representatividad para cierto sector de la música popular brasileña de las últimas décadas, así como para el público ouvinte -, a partir de un recorte a ser hecho en su obra, que llevará en cuenta los procesos de hibridação y fusión de elementos presentes en las letras de sus canciones. No se trata, aquí, sólo, de esclarecer aquí o profundizar investigaciones (ya existentes) sobre el carácter multi-mediático y polivalente desala creación, pero de apuntar, en el imaginario personal del autor, la presencia de elementos oriundos de fuentes diversificadas. Esos elementos van desde el popular, pasando por el folclórico, por el tradicional y por el ―brega‖, hasta a las prácticas ―antropofágicas‖ de importaciones y aclimatações de elementos extranjeros, las cuales marcan parte del proceso creativo de Seixas en sus diversas fases. Es importante destacar la asociación del escritor brasileño Paulo Coelho en las composiciones musicales juntamente con el cantante Raul Seixas. Proponemos discutirel hibridismo y la intertextualidade en las composiciones musicales de Raul Seixas y Paulo Coelho, teniendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) y Sant'anna (1985). Para el desarrollo de este estudio, fueron efectuadas investigaciones, por medio del levantamiento de material bibliográfico, con el objetivo de destacar el carácter híbrido en las composiciones musicales de Raul Seixas e Paulo Coelho. Se puede afirmar que esta investigación contribuye de forma enriquecedora para la fortuna crítica de las investigaciones relacionadas a los estudios interartes.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-05T13:33:21Z No. of bitstreams: 1 AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf: 2065982 bytes, checksum: be59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6ac (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-05T13:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf: 2065982 bytes, checksum: be59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6ac (MD5) Previous issue date: 2020-05-29porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteratura brasileiraFusão culturalMúsicaBrazilian literatureFultural fusionMusicPresenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo CoelhoPresencias híbridas en las canciones de autoridad de Raul Seixas y Paulo Coelhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txtAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txtExtracted texttext/plain238170https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/3/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txt2e6bf4073ef9a2bbfc4c092e0895e89eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdfAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdfapplication/pdf2065982https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/1/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdfbe59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6acMD51prefix/45582023-09-14 03:05:36.509oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4558TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:05:36Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Presencias híbridas en las canciones de autoridad de Raul Seixas y Paulo Coelho |
title |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho |
spellingShingle |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho Mahl, Adriane Aparecida de Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Literatura brasileira Fusão cultural Música Brazilian literature Fultural fusion Music |
title_short |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho |
title_full |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho |
title_fullStr |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho |
title_full_unstemmed |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho |
title_sort |
Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho |
author |
Mahl, Adriane Aparecida de Souza |
author_facet |
Mahl, Adriane Aparecida de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Suttana, Renato Nésio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4039751287219752 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Custódio de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0359420143341199 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Rosana Cristina Zanelatto |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2002228440264598 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fernandes, Célia Regina Delácio |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4978877013343192 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9502253000078708 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mahl, Adriane Aparecida de Souza |
contributor_str_mv |
Suttana, Renato Nésio Oliveira, Paulo Custódio de Santos, Rosana Cristina Zanelatto Fernandes, Célia Regina Delácio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Literatura brasileira Fusão cultural Música Brazilian literature Fultural fusion Music |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira Fusão cultural Música |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brazilian literature Fultural fusion Music |
description |
A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa ―Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber‖ do PPGLetras-UFGD e à pesquisa ―Literatura, imaginário e sociedade: uma trama de relações‖. Tomando como referência o fato de que as obras de alguns músicos brasileiros relevantes, surgidos nos anos 1960 e 1970, do século XX, têm sido reconhecidas por estudiosos dessa produção como sendo de orientação intertextual e inter/multi-midiática, abordaremos a criação autoral de Raul Seixas - cantor e compositor de grande representatividade para certo setor da música popular brasileira das últimas décadas, bem como para o público ouvinte, a partir de um recorte a ser feito em sua obra, o qual levará em conta os processos de hibridação de elementos presentes nas letras de suas canções. Não se trata, aqui, apenas, de esclarecer ou aprofundar pesquisas (já existentes) sobre o caráter multimidiático e polivalente dessa criação, mas de apontar, no imaginário pessoal do autor, a presença de elementos oriundos de fontes diversificadas. Tais elementos vão desde o popular, passando pelo folclórico, pelo tradicional e pelo ―brega‖, até as práticas ―antropofágicas‖ de importações e aclimatações de elementos estrangeiros, que marcam parte do processo criativo de Seixas em suas diversas fases. Propomos discutir o hibridismo e a intertextualidade nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho, tendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) e Sant'anna (1985). Para o desenvolvimento deste estudo, foram efetuadas pesquisas, por meio do levantamento de material bibliográfico, com o objetivo de destacar o caráter híbrido nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui de forma enriquecedora para a fortuna crítica das pesquisas relacionadas aos estudos interartes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-05-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-05T13:33:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-05T13:33:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAHL, Adriane Aparecida de Souza. Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558 |
identifier_str_mv |
MAHL, Adriane Aparecida de Souza. Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de pós-graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/3/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/1/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e6bf4073ef9a2bbfc4c092e0895e89e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b be59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798042092027510784 |