Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mahl, Adriane Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa ―Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber‖ do PPGLetras-UFGD e à pesquisa ―Literatura, imaginário e sociedade: uma trama de relações‖. Tomando como referência o fato de que as obras de alguns músicos brasileiros relevantes, surgidos nos anos 1960 e 1970, do século XX, têm sido reconhecidas por estudiosos dessa produção como sendo de orientação intertextual e inter/multi-midiática, abordaremos a criação autoral de Raul Seixas - cantor e compositor de grande representatividade para certo setor da música popular brasileira das últimas décadas, bem como para o público ouvinte, a partir de um recorte a ser feito em sua obra, o qual levará em conta os processos de hibridação de elementos presentes nas letras de suas canções. Não se trata, aqui, apenas, de esclarecer ou aprofundar pesquisas (já existentes) sobre o caráter multimidiático e polivalente dessa criação, mas de apontar, no imaginário pessoal do autor, a presença de elementos oriundos de fontes diversificadas. Tais elementos vão desde o popular, passando pelo folclórico, pelo tradicional e pelo ―brega‖, até as práticas ―antropofágicas‖ de importações e aclimatações de elementos estrangeiros, que marcam parte do processo criativo de Seixas em suas diversas fases. Propomos discutir o hibridismo e a intertextualidade nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho, tendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) e Sant'anna (1985). Para o desenvolvimento deste estudo, foram efetuadas pesquisas, por meio do levantamento de material bibliográfico, com o objetivo de destacar o caráter híbrido nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui de forma enriquecedora para a fortuna crítica das pesquisas relacionadas aos estudos interartes.
id UFGD-2_d6d16f08ac6756110d3afd39911b2987
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4558
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Suttana, Renato Nésiohttp://lattes.cnpq.br/4039751287219752Oliveira, Paulo Custódio dehttp://lattes.cnpq.br/0359420143341199Santos, Rosana Cristina Zanelattohttp://lattes.cnpq.br/2002228440264598Fernandes, Célia Regina Deláciohttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192http://lattes.cnpq.br/9502253000078708Mahl, Adriane Aparecida de Souza2021-07-05T13:33:21Z2021-07-05T13:33:21Z2020-05-29MAHL, Adriane Aparecida de Souza. Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa ―Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber‖ do PPGLetras-UFGD e à pesquisa ―Literatura, imaginário e sociedade: uma trama de relações‖. Tomando como referência o fato de que as obras de alguns músicos brasileiros relevantes, surgidos nos anos 1960 e 1970, do século XX, têm sido reconhecidas por estudiosos dessa produção como sendo de orientação intertextual e inter/multi-midiática, abordaremos a criação autoral de Raul Seixas - cantor e compositor de grande representatividade para certo setor da música popular brasileira das últimas décadas, bem como para o público ouvinte, a partir de um recorte a ser feito em sua obra, o qual levará em conta os processos de hibridação de elementos presentes nas letras de suas canções. Não se trata, aqui, apenas, de esclarecer ou aprofundar pesquisas (já existentes) sobre o caráter multimidiático e polivalente dessa criação, mas de apontar, no imaginário pessoal do autor, a presença de elementos oriundos de fontes diversificadas. Tais elementos vão desde o popular, passando pelo folclórico, pelo tradicional e pelo ―brega‖, até as práticas ―antropofágicas‖ de importações e aclimatações de elementos estrangeiros, que marcam parte do processo criativo de Seixas em suas diversas fases. Propomos discutir o hibridismo e a intertextualidade nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho, tendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) e Sant'anna (1985). Para o desenvolvimento deste estudo, foram efetuadas pesquisas, por meio do levantamento de material bibliográfico, com o objetivo de destacar o caráter híbrido nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui de forma enriquecedora para a fortuna crítica das pesquisas relacionadas aos estudos interartes.La presente investigación se vincula a la línea de investigación Literatura, Cultura y Fronteras del Saber y a la investigación ―Literatura, imaginario y sociedad: una trama de relaciones‖. Tomando como referencia el hecho de que las obras de algunos músicos brasileños relevantes, surgidos los años 1960 y 1970 del siglo XX, han sido reconocidas por estudiosos desala producción como siendo de orientación intertextual e inter/multi-mediática, el objetivo de la presente investigación es abordar la creación autoral de Raul Seixas - cantante y compositor de gran representatividad para cierto sector de la música popular brasileña de las últimas décadas, así como para el público ouvinte -, a partir de un recorte a ser hecho en su obra, que llevará en cuenta los procesos de hibridação y fusión de elementos presentes en las letras de sus canciones. No se trata, aquí, sólo, de esclarecer aquí o profundizar investigaciones (ya existentes) sobre el carácter multi-mediático y polivalente desala creación, pero de apuntar, en el imaginario personal del autor, la presencia de elementos oriundos de fuentes diversificadas. Esos elementos van desde el popular, pasando por el folclórico, por el tradicional y por el ―brega‖, hasta a las prácticas ―antropofágicas‖ de importaciones y aclimatações de elementos extranjeros, las cuales marcan parte del proceso creativo de Seixas en sus diversas fases. Es importante destacar la asociación del escritor brasileño Paulo Coelho en las composiciones musicales juntamente con el cantante Raul Seixas. Proponemos discutirel hibridismo y la intertextualidade en las composiciones musicales de Raul Seixas y Paulo Coelho, teniendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) y Sant'anna (1985). Para el desarrollo de este estudio, fueron efectuadas investigaciones, por medio del levantamiento de material bibliográfico, con el objetivo de destacar el carácter híbrido en las composiciones musicales de Raul Seixas e Paulo Coelho. Se puede afirmar que esta investigación contribuye de forma enriquecedora para la fortuna crítica de las investigaciones relacionadas a los estudios interartes.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-05T13:33:21Z No. of bitstreams: 1 AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf: 2065982 bytes, checksum: be59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6ac (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-05T13:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf: 2065982 bytes, checksum: be59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6ac (MD5) Previous issue date: 2020-05-29porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteratura brasileiraFusão culturalMúsicaBrazilian literatureFultural fusionMusicPresenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo CoelhoPresencias híbridas en las canciones de autoridad de Raul Seixas y Paulo Coelhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txtAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txtExtracted texttext/plain238170https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/3/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txt2e6bf4073ef9a2bbfc4c092e0895e89eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdfAdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdfapplication/pdf2065982https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/1/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdfbe59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6acMD51prefix/45582023-09-14 03:05:36.509oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:05:36Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Presencias híbridas en las canciones de autoridad de Raul Seixas y Paulo Coelho
title Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
spellingShingle Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
Mahl, Adriane Aparecida de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Literatura brasileira
Fusão cultural
Música
Brazilian literature
Fultural fusion
Music
title_short Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
title_full Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
title_fullStr Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
title_full_unstemmed Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
title_sort Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho
author Mahl, Adriane Aparecida de Souza
author_facet Mahl, Adriane Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Suttana, Renato Nésio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4039751287219752
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Paulo Custódio de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0359420143341199
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Rosana Cristina Zanelatto
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2002228440264598
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernandes, Célia Regina Delácio
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4978877013343192
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9502253000078708
dc.contributor.author.fl_str_mv Mahl, Adriane Aparecida de Souza
contributor_str_mv Suttana, Renato Nésio
Oliveira, Paulo Custódio de
Santos, Rosana Cristina Zanelatto
Fernandes, Célia Regina Delácio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Literatura brasileira
Fusão cultural
Música
Brazilian literature
Fultural fusion
Music
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Fusão cultural
Música
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian literature
Fultural fusion
Music
description A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa ―Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber‖ do PPGLetras-UFGD e à pesquisa ―Literatura, imaginário e sociedade: uma trama de relações‖. Tomando como referência o fato de que as obras de alguns músicos brasileiros relevantes, surgidos nos anos 1960 e 1970, do século XX, têm sido reconhecidas por estudiosos dessa produção como sendo de orientação intertextual e inter/multi-midiática, abordaremos a criação autoral de Raul Seixas - cantor e compositor de grande representatividade para certo setor da música popular brasileira das últimas décadas, bem como para o público ouvinte, a partir de um recorte a ser feito em sua obra, o qual levará em conta os processos de hibridação de elementos presentes nas letras de suas canções. Não se trata, aqui, apenas, de esclarecer ou aprofundar pesquisas (já existentes) sobre o caráter multimidiático e polivalente dessa criação, mas de apontar, no imaginário pessoal do autor, a presença de elementos oriundos de fontes diversificadas. Tais elementos vão desde o popular, passando pelo folclórico, pelo tradicional e pelo ―brega‖, até as práticas ―antropofágicas‖ de importações e aclimatações de elementos estrangeiros, que marcam parte do processo criativo de Seixas em suas diversas fases. Propomos discutir o hibridismo e a intertextualidade nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho, tendo como referencial teórico: Canclini (2003), Kristeva (1969) e Sant'anna (1985). Para o desenvolvimento deste estudo, foram efetuadas pesquisas, por meio do levantamento de material bibliográfico, com o objetivo de destacar o caráter híbrido nas composições musicais de Raul Seixas e Paulo Coelho. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui de forma enriquecedora para a fortuna crítica das pesquisas relacionadas aos estudos interartes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-05T13:33:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-05T13:33:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAHL, Adriane Aparecida de Souza. Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558
identifier_str_mv MAHL, Adriane Aparecida de Souza. Presenças híbridas nas canções de autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/3/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4558/1/AdrianeAparecidadeSouzaMahl.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e6bf4073ef9a2bbfc4c092e0895e89e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
be59e12ebddc742ed24de49c7ad7a6ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042092027510784