Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulico, Lesliê Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lobo, Valdiney da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11692
Resumo: Como a Linguística Aplicada Indisciplinar contribui para ressignificarmos a educação em línguas estrangeiras e a formação docente a partir dos materiais didáticos que produzimos para as escolas públicas onde atuamos? Por meio da análise de excertos de nossos próprios materiais, demonstraremos como os pilares da transgressão e da ideologia acolhem textos e atividades didáticas transidiomáticas, translocais, transculturais, crítica e política. Para tanto, assumimos um posicionamento crítico e reflexivo pró-direitos humanos na construção de uma educação de reexistência que visa a problematizar os lóci de sujeitos deslegitimados sócio-historicamente, a fim de construir um ambiente em que o aprendiz desenvolva postura crítica perante os problemas sociais. Nesse sentido, demonstraremos como a Linguística Aplicada Indisciplinar propicia uma virada ideológica aos materiais didáticos de espanhol e inglês que passam a abraçar questões relacionadas ao racismo, à xenofobia e às desigualdades sociais, e contribui para a formação crítica na contemporaneidade.  
id UFGD-4_1d87719169061eb193dc1e14ca2445b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11692
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinarLinguística Aplicada Indisciplinar. Materiais didáticos. Ensino de línguas estrangeiras.Como a Linguística Aplicada Indisciplinar contribui para ressignificarmos a educação em línguas estrangeiras e a formação docente a partir dos materiais didáticos que produzimos para as escolas públicas onde atuamos? Por meio da análise de excertos de nossos próprios materiais, demonstraremos como os pilares da transgressão e da ideologia acolhem textos e atividades didáticas transidiomáticas, translocais, transculturais, crítica e política. Para tanto, assumimos um posicionamento crítico e reflexivo pró-direitos humanos na construção de uma educação de reexistência que visa a problematizar os lóci de sujeitos deslegitimados sócio-historicamente, a fim de construir um ambiente em que o aprendiz desenvolva postura crítica perante os problemas sociais. Nesse sentido, demonstraremos como a Linguística Aplicada Indisciplinar propicia uma virada ideológica aos materiais didáticos de espanhol e inglês que passam a abraçar questões relacionadas ao racismo, à xenofobia e às desigualdades sociais, e contribui para a formação crítica na contemporaneidade.  Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1169210.30612/raido.v14i36.11692Raído; v. 14 n. 36 (2020); 103-1201984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11692/6787Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMulico, Lesliê VieiraLobo, Valdiney da Costa2021-01-14T09:10:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11692Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-14T09:10:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
title Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
spellingShingle Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
Mulico, Lesliê Vieira
Linguística Aplicada Indisciplinar. Materiais didáticos. Ensino de línguas estrangeiras.
title_short Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
title_full Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
title_fullStr Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
title_full_unstemmed Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
title_sort Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
author Mulico, Lesliê Vieira
author_facet Mulico, Lesliê Vieira
Lobo, Valdiney da Costa
author_role author
author2 Lobo, Valdiney da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulico, Lesliê Vieira
Lobo, Valdiney da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada Indisciplinar. Materiais didáticos. Ensino de línguas estrangeiras.
topic Linguística Aplicada Indisciplinar. Materiais didáticos. Ensino de línguas estrangeiras.
description Como a Linguística Aplicada Indisciplinar contribui para ressignificarmos a educação em línguas estrangeiras e a formação docente a partir dos materiais didáticos que produzimos para as escolas públicas onde atuamos? Por meio da análise de excertos de nossos próprios materiais, demonstraremos como os pilares da transgressão e da ideologia acolhem textos e atividades didáticas transidiomáticas, translocais, transculturais, crítica e política. Para tanto, assumimos um posicionamento crítico e reflexivo pró-direitos humanos na construção de uma educação de reexistência que visa a problematizar os lóci de sujeitos deslegitimados sócio-historicamente, a fim de construir um ambiente em que o aprendiz desenvolva postura crítica perante os problemas sociais. Nesse sentido, demonstraremos como a Linguística Aplicada Indisciplinar propicia uma virada ideológica aos materiais didáticos de espanhol e inglês que passam a abraçar questões relacionadas ao racismo, à xenofobia e às desigualdades sociais, e contribui para a formação crítica na contemporaneidade.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11692
10.30612/raido.v14i36.11692
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11692
identifier_str_mv 10.30612/raido.v14i36.11692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11692/6787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 14 n. 36 (2020); 103-120
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390425296896