Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanzi, Jaqueline
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Melo, Sílvia Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16466
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as representações a respeito do sujeito indígena no Município de Dourados-MS com base nos estudos discursivos de Michel Foucault. A proposta deste trabalho foi a de analisar, com base nos estudos discursivos foucaultianos, as regras de formação do discurso, sua acontecimentalização, bem como a descrição das práticas discursivas. A finalidade foi a de identificar, a partir destas práticas, as regras de formação do discurso e a possível presença de dispositivos de poder no processo de subjetivação do sujeito indígena, bem como a maneira pela qual isso se reflete tanto na mídia, quanto no discurso dos próprios sujeitos. O corpus foi composto pela seleção de publicações midiáticas feitas em jornais on-line locais e pela transcrição das entrevistas realizadas com os sujeitos objeto deste trabalho. Pretendeu-se, por meio das análises discursivas realizadas, identificar elementos que lançassem luz às seguintes indagações: Como se dão as representações do sujeito indígena na mídia douradense? Como esse sujeito se percebe nessas representações em um processo de subjetivação e como isso se reflete em seu discurso? O aporte teórico para subsidiar as análises buscou inferência nos estudos discursivos de Michel Foucault, mais especificamente seu método arqueogenealógico.
id UFGD-4_57c4c56d6cf854518c998b77582208bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16466
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de siSujeito Indígena; Estudos discursivos foucaultianos; Processo de subjetivação;O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as representações a respeito do sujeito indígena no Município de Dourados-MS com base nos estudos discursivos de Michel Foucault. A proposta deste trabalho foi a de analisar, com base nos estudos discursivos foucaultianos, as regras de formação do discurso, sua acontecimentalização, bem como a descrição das práticas discursivas. A finalidade foi a de identificar, a partir destas práticas, as regras de formação do discurso e a possível presença de dispositivos de poder no processo de subjetivação do sujeito indígena, bem como a maneira pela qual isso se reflete tanto na mídia, quanto no discurso dos próprios sujeitos. O corpus foi composto pela seleção de publicações midiáticas feitas em jornais on-line locais e pela transcrição das entrevistas realizadas com os sujeitos objeto deste trabalho. Pretendeu-se, por meio das análises discursivas realizadas, identificar elementos que lançassem luz às seguintes indagações: Como se dão as representações do sujeito indígena na mídia douradense? Como esse sujeito se percebe nessas representações em um processo de subjetivação e como isso se reflete em seu discurso? O aporte teórico para subsidiar as análises buscou inferência nos estudos discursivos de Michel Foucault, mais especificamente seu método arqueogenealógico.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1646610.30612/raido.v16i42.16466Raído; v. 16 n. 42 (2022); 102-1351984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16466/9312Zanzi, Jaquelinede Melo, Sílvia Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-04T12:28:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16466Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-03-04T12:28:25Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
title Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
spellingShingle Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
Zanzi, Jaqueline
Sujeito Indígena; Estudos discursivos foucaultianos; Processo de subjetivação;
title_short Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
title_full Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
title_fullStr Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
title_full_unstemmed Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
title_sort Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si
author Zanzi, Jaqueline
author_facet Zanzi, Jaqueline
de Melo, Sílvia Mara
author_role author
author2 de Melo, Sílvia Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanzi, Jaqueline
de Melo, Sílvia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito Indígena; Estudos discursivos foucaultianos; Processo de subjetivação;
topic Sujeito Indígena; Estudos discursivos foucaultianos; Processo de subjetivação;
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as representações a respeito do sujeito indígena no Município de Dourados-MS com base nos estudos discursivos de Michel Foucault. A proposta deste trabalho foi a de analisar, com base nos estudos discursivos foucaultianos, as regras de formação do discurso, sua acontecimentalização, bem como a descrição das práticas discursivas. A finalidade foi a de identificar, a partir destas práticas, as regras de formação do discurso e a possível presença de dispositivos de poder no processo de subjetivação do sujeito indígena, bem como a maneira pela qual isso se reflete tanto na mídia, quanto no discurso dos próprios sujeitos. O corpus foi composto pela seleção de publicações midiáticas feitas em jornais on-line locais e pela transcrição das entrevistas realizadas com os sujeitos objeto deste trabalho. Pretendeu-se, por meio das análises discursivas realizadas, identificar elementos que lançassem luz às seguintes indagações: Como se dão as representações do sujeito indígena na mídia douradense? Como esse sujeito se percebe nessas representações em um processo de subjetivação e como isso se reflete em seu discurso? O aporte teórico para subsidiar as análises buscou inferência nos estudos discursivos de Michel Foucault, mais especificamente seu método arqueogenealógico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16466
10.30612/raido.v16i42.16466
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16466
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i42.16466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16466/9312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 42 (2022); 102-135
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388275716096