Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656 |
Resumo: | Tomando os gêneros discursivos como objeto de ensino em Língua Portuguesa e orientados pela concepção sociointeracionista de linguagem, objetivamos neste artigo, analisar um texto do gênero “anúncio publicitário”, sustentada pelos conceitos da teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin (2004). Para tanto, nos propomos inicialmente em discutir algumas questões teóricas fundantes da perspectiva social e dialógica de linguagem. Posteriormente, abordaremos a ordem metodológica de estudo da língua e de análise dos gêneros discursivos proposta por Bakhtin e seu Círculo, e direcionaremos consequentemente, o olhar ao gênero discursivo “anúncio publicitário”. |
id |
UFGD-4_6662c899cc768c8227c4209781a2bbea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1656 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”Letras. Linguística. Ensino. Dialogia.Tomando os gêneros discursivos como objeto de ensino em Língua Portuguesa e orientados pela concepção sociointeracionista de linguagem, objetivamos neste artigo, analisar um texto do gênero “anúncio publicitário”, sustentada pelos conceitos da teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin (2004). Para tanto, nos propomos inicialmente em discutir algumas questões teóricas fundantes da perspectiva social e dialógica de linguagem. Posteriormente, abordaremos a ordem metodológica de estudo da língua e de análise dos gêneros discursivos proposta por Bakhtin e seu Círculo, e direcionaremos consequentemente, o olhar ao gênero discursivo “anúncio publicitário”.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656Raído; v. 7 n. 13 (2013); 61-761984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656/1424Zago, Lauciane PiovesanCosta-Hubes, Terezinha da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1656Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:53:09Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” |
title |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” |
spellingShingle |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” Zago, Lauciane Piovesan Letras. Linguística. Ensino. Dialogia. |
title_short |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” |
title_full |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” |
title_fullStr |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” |
title_full_unstemmed |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” |
title_sort |
Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário” |
author |
Zago, Lauciane Piovesan |
author_facet |
Zago, Lauciane Piovesan Costa-Hubes, Terezinha da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Costa-Hubes, Terezinha da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zago, Lauciane Piovesan Costa-Hubes, Terezinha da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras. Linguística. Ensino. Dialogia. |
topic |
Letras. Linguística. Ensino. Dialogia. |
description |
Tomando os gêneros discursivos como objeto de ensino em Língua Portuguesa e orientados pela concepção sociointeracionista de linguagem, objetivamos neste artigo, analisar um texto do gênero “anúncio publicitário”, sustentada pelos conceitos da teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin (2004). Para tanto, nos propomos inicialmente em discutir algumas questões teóricas fundantes da perspectiva social e dialógica de linguagem. Posteriormente, abordaremos a ordem metodológica de estudo da língua e de análise dos gêneros discursivos proposta por Bakhtin e seu Círculo, e direcionaremos consequentemente, o olhar ao gênero discursivo “anúncio publicitário”. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656/1424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 7 n. 13 (2013); 61-76 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389025447936 |