Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Lauciane Piovesan
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656
Resumo: Tomando os gêneros discursivos como objeto de ensino em Língua Portuguesa e orientados pela concepção sociointeracionista de linguagem, objetivamos neste artigo, analisar um texto do gênero “anúncio publicitário”, sustentada pelos conceitos da teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin (2004). Para tanto, nos propomos inicialmente em discutir algumas questões teóricas fundantes da perspectiva social e dialógica de linguagem. Posteriormente, abordaremos a ordem metodológica de estudo da língua e de análise dos gêneros discursivos proposta por Bakhtin e seu Círculo, e direcionaremos consequentemente, o olhar ao gênero discursivo “anúncio publicitário”.
id UFGD-4_6662c899cc768c8227c4209781a2bbea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1656
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”Letras. Linguística. Ensino. Dialogia.Tomando os gêneros discursivos como objeto de ensino em Língua Portuguesa e orientados pela concepção sociointeracionista de linguagem, objetivamos neste artigo, analisar um texto do gênero “anúncio publicitário”, sustentada pelos conceitos da teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin (2004). Para tanto, nos propomos inicialmente em discutir algumas questões teóricas fundantes da perspectiva social e dialógica de linguagem. Posteriormente, abordaremos a ordem metodológica de estudo da língua e de análise dos gêneros discursivos proposta por Bakhtin e seu Círculo, e direcionaremos consequentemente, o olhar ao gênero discursivo “anúncio publicitário”.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656Raído; v. 7 n. 13 (2013); 61-761984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656/1424Zago, Lauciane PiovesanCosta-Hubes, Terezinha da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1656Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:53:09Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
title Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
spellingShingle Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
Zago, Lauciane Piovesan
Letras. Linguística. Ensino. Dialogia.
title_short Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
title_full Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
title_fullStr Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
title_full_unstemmed Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
title_sort Conceitos da teoria da enunciação de Bakhtin no gênero “anúncio publicitário”
author Zago, Lauciane Piovesan
author_facet Zago, Lauciane Piovesan
Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
author_role author
author2 Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago, Lauciane Piovesan
Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Letras. Linguística. Ensino. Dialogia.
topic Letras. Linguística. Ensino. Dialogia.
description Tomando os gêneros discursivos como objeto de ensino em Língua Portuguesa e orientados pela concepção sociointeracionista de linguagem, objetivamos neste artigo, analisar um texto do gênero “anúncio publicitário”, sustentada pelos conceitos da teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin (2004). Para tanto, nos propomos inicialmente em discutir algumas questões teóricas fundantes da perspectiva social e dialógica de linguagem. Posteriormente, abordaremos a ordem metodológica de estudo da língua e de análise dos gêneros discursivos proposta por Bakhtin e seu Círculo, e direcionaremos consequentemente, o olhar ao gênero discursivo “anúncio publicitário”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1656/1424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 7 n. 13 (2013); 61-76
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389025447936