A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/850 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo central analisar o papel da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) e as contribuições da Pedagogia da Alternância como referencial metodológico desenvolvido nesta, como fomentadora de novos processos, dentre eles, a agroecologia nos assentamentos do município de Itaquiraí no estado de Mato Grosso do Sul. Neste sentido, procuramos compreender a formação socioprofissional dos alternantes e analisar as manifestações na produção agroecológica implementadas nas suas trajetórias a partir da experiência de formação na EFAITAQ. Com base na pesquisa, constatamos um processo embrionário de implementação de práticas agroecológicas nos assentamentos rurais do município de Itaquiraí que aponta novas expectativas e possibilidades para a agricultura familiar desenvolvida nesses assentamentos. |
id |
UFGD-5_c8e736e0b2107d2f13c1d28e00b2270b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/850 |
network_acronym_str |
UFGD-5 |
network_name_str |
Entre-Lugar (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do SulEscola-Família-Agrícola. Pedagogia da alternância. Agroecologia. Assentamentos. Itaquiraí.O presente trabalho teve como objetivo central analisar o papel da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) e as contribuições da Pedagogia da Alternância como referencial metodológico desenvolvido nesta, como fomentadora de novos processos, dentre eles, a agroecologia nos assentamentos do município de Itaquiraí no estado de Mato Grosso do Sul. Neste sentido, procuramos compreender a formação socioprofissional dos alternantes e analisar as manifestações na produção agroecológica implementadas nas suas trajetórias a partir da experiência de formação na EFAITAQ. Com base na pesquisa, constatamos um processo embrionário de implementação de práticas agroecológicas nos assentamentos rurais do município de Itaquiraí que aponta novas expectativas e possibilidades para a agricultura familiar desenvolvida nesses assentamentos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/850ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 2 (2010); 145-1722177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/850/749Souza, João BatistaNunes, Flaviana Gasparottiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T22:36:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/850Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:36:45Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul |
title |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul Souza, João Batista Escola-Família-Agrícola. Pedagogia da alternância. Agroecologia. Assentamentos. Itaquiraí. |
title_short |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul |
title_full |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul |
title_sort |
A Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul |
author |
Souza, João Batista |
author_facet |
Souza, João Batista Nunes, Flaviana Gasparotti |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Flaviana Gasparotti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, João Batista Nunes, Flaviana Gasparotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola-Família-Agrícola. Pedagogia da alternância. Agroecologia. Assentamentos. Itaquiraí. |
topic |
Escola-Família-Agrícola. Pedagogia da alternância. Agroecologia. Assentamentos. Itaquiraí. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo central analisar o papel da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) e as contribuições da Pedagogia da Alternância como referencial metodológico desenvolvido nesta, como fomentadora de novos processos, dentre eles, a agroecologia nos assentamentos do município de Itaquiraí no estado de Mato Grosso do Sul. Neste sentido, procuramos compreender a formação socioprofissional dos alternantes e analisar as manifestações na produção agroecológica implementadas nas suas trajetórias a partir da experiência de formação na EFAITAQ. Com base na pesquisa, constatamos um processo embrionário de implementação de práticas agroecológicas nos assentamentos rurais do município de Itaquiraí que aponta novas expectativas e possibilidades para a agricultura familiar desenvolvida nesses assentamentos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/850 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/850/749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 2 (2010); 145-172 2177-7829 2176-9559 reponame:Entre-Lugar (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Entre-Lugar (Online) |
collection |
Entre-Lugar (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1809280509786718208 |