A educação especial nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira: uma transformação em direção à inclusão educacional
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5099 |
Resumo: | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi elaborada com a finalidade de definir a estrutura e o funcionamento da educação no Brasil. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a transformação na forma como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil desenvolveram determinações relacionadas à educação da pessoa com deficiência. Para isso, foi desenvolvida revisão bibliográfica exploratória em torno dos eixos de Educação, Educação Inclusiva e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Como conclusão, foi notada a ocorrência de uma transformação do conceito de educação especial, o qual passou de uma educação desenvolvida dentro de instituições especiais para uma que ocorre preferencialmente em escolas regulares. Observou-se também que conflitos tem permeado esse novo conceito, contudo com avanços referentes ao atendimento a essa população. |
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A educação especial nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira: uma transformação em direção à inclusão educacionalEducação especial. Inclusão. Lei.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi elaborada com a finalidade de definir a estrutura e o funcionamento da educação no Brasil. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a transformação na forma como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil desenvolveram determinações relacionadas à educação da pessoa com deficiência. Para isso, foi desenvolvida revisão bibliográfica exploratória em torno dos eixos de Educação, Educação Inclusiva e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Como conclusão, foi notada a ocorrência de uma transformação do conceito de educação especial, o qual passou de uma educação desenvolvida dentro de instituições especiais para uma que ocorre preferencialmente em escolas regulares. Observou-se também que conflitos tem permeado esse novo conceito, contudo com avanços referentes ao atendimento a essa população.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5099Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 34-482318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5099/3083Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Camila Lopes deSalerno, Marina BrasilianoAraújo, Paulo Ferreira de2020-02-20T15:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5099Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:52:12Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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