O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edson Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Maria José Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
DOI: 10.30612/hre.v6i12.8812
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8812
Resumo: Neste artigo analisamos uma situação de aprendizagem desenvolvida com oito estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de São Paulo, cujo objetivo foi levá-los a interpretar o coeficiente angular de uma reta tangente ao gráfico de uma função f em um ponto A do seu domínio, como a taxa de variação instantânea de f(x) em relação a x em A. Com esse intuito, fundamentada em pressupostos da Engenharia Didática, a situação de aprendizagem explorou a ideia de taxa de variação instantânea a partir da Teoria das Situações Didáticas e da Teoria de Registros de Representação Semiótica, que auxiliaram na elaboração e aplicação das atividades. A análise apontou que a articulação entre os registros gráfico e algébrico constituiu uma condição fundamental à compreensão da ideia de taxa de variação instantânea de uma função em um ponto A do seu domínio como o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico de f em A. Diante disso, concluímos que a construção de significado para a ideia de taxa de variação instantânea por estudantes do Ensino Médio pode ser potencializada por meio da mobilização de mais de um registro de representação simultaneamente.
id UFGD-8_2d2e5540be2a156e95f2735616e75cfd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8812
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
spelling O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino MédioTaxa de variação. Teoria de Registros de Representação Semiótica. Teoria das Situações Didáticas.Neste artigo analisamos uma situação de aprendizagem desenvolvida com oito estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de São Paulo, cujo objetivo foi levá-los a interpretar o coeficiente angular de uma reta tangente ao gráfico de uma função f em um ponto A do seu domínio, como a taxa de variação instantânea de f(x) em relação a x em A. Com esse intuito, fundamentada em pressupostos da Engenharia Didática, a situação de aprendizagem explorou a ideia de taxa de variação instantânea a partir da Teoria das Situações Didáticas e da Teoria de Registros de Representação Semiótica, que auxiliaram na elaboração e aplicação das atividades. A análise apontou que a articulação entre os registros gráfico e algébrico constituiu uma condição fundamental à compreensão da ideia de taxa de variação instantânea de uma função em um ponto A do seu domínio como o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico de f em A. Diante disso, concluímos que a construção de significado para a ideia de taxa de variação instantânea por estudantes do Ensino Médio pode ser potencializada por meio da mobilização de mais de um registro de representação simultaneamente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/881210.30612/hre.v6i12.8812Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 5-182318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8812/5104Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edson RodriguesSilva, Maria José Ferreira2019-08-15T17:40:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8812Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T17:40:20Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
title O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
spellingShingle O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
Silva, Edson Rodrigues
Taxa de variação. Teoria de Registros de Representação Semiótica. Teoria das Situações Didáticas.
Silva, Edson Rodrigues
Taxa de variação. Teoria de Registros de Representação Semiótica. Teoria das Situações Didáticas.
title_short O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
title_full O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
title_fullStr O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
title_full_unstemmed O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
title_sort O coeficiente angular como taxa de variação instantânea: uma proposta no âmbito do Ensino Médio
author Silva, Edson Rodrigues
author_facet Silva, Edson Rodrigues
Silva, Edson Rodrigues
Silva, Maria José Ferreira
Silva, Maria José Ferreira
author_role author
author2 Silva, Maria José Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edson Rodrigues
Silva, Maria José Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Taxa de variação. Teoria de Registros de Representação Semiótica. Teoria das Situações Didáticas.
topic Taxa de variação. Teoria de Registros de Representação Semiótica. Teoria das Situações Didáticas.
description Neste artigo analisamos uma situação de aprendizagem desenvolvida com oito estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de São Paulo, cujo objetivo foi levá-los a interpretar o coeficiente angular de uma reta tangente ao gráfico de uma função f em um ponto A do seu domínio, como a taxa de variação instantânea de f(x) em relação a x em A. Com esse intuito, fundamentada em pressupostos da Engenharia Didática, a situação de aprendizagem explorou a ideia de taxa de variação instantânea a partir da Teoria das Situações Didáticas e da Teoria de Registros de Representação Semiótica, que auxiliaram na elaboração e aplicação das atividades. A análise apontou que a articulação entre os registros gráfico e algébrico constituiu uma condição fundamental à compreensão da ideia de taxa de variação instantânea de uma função em um ponto A do seu domínio como o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico de f em A. Diante disso, concluímos que a construção de significado para a ideia de taxa de variação instantânea por estudantes do Ensino Médio pode ser potencializada por meio da mobilização de mais de um registro de representação simultaneamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8812
10.30612/hre.v6i12.8812
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8812
identifier_str_mv 10.30612/hre.v6i12.8812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8812/5104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 5-18
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1822162493010608128
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30612/hre.v6i12.8812